Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Perambular e brincar: a série

Foto: Bárbara Carneiro
Foto: Bárbara Carneiro

A exposição Perambular ocupa o espaço físico de uma sala, no primeiro andar do Sesc Carmo. Você pode agendar sua visita aqui e conhecer pessoalmente o fruto de uma intensa pesquisa sobre a língua portuguesa. Mas você também pode vivenciar a exposição na sua casa, com os materiais que surgiram como desdobramentos do que Selma Maria e José Santos, os curadores da exposição, nos apresentaram. Primeiro, teve o jogo da memória. Depois, o Expressário Perambulático. E, agora, a gente traz a série Perambular e Brincar!

Perambular é um projeto fruto da pesquisa de Selma Maria e José Santos pelas infâncias brasileiras e portuguesas, que perambularam por aldeias e os sertões destes países à procura de antigos e novos brinquedos, brincantes e histórias. A proposta por trás da mostra abrigada pelo Sesc Carmo em 2020 – após passagem pelo Sesc Jundiaí e pelo Sesc Bauru – transformou-se na websérie Perambular e Brincar, em que centenas de brinquedos são colocados em movimento em cinco episódios: Brinquedo-Movimento, Brinquedo-Natureza, Brinquedo-Geografia, Brinquedo-Palavra e Brinquedo-Amizade.

A palavra gambiarra, um jeito de se construir coisas e brinquedos compostos de materiais inusitados, unifica os vídeos e é a marca deste tipo de brincar que une a imaginação e o fazer curioso das mãos. A gambiarra presente nos brinquedos do acervo que compõe a exposição migrou para o fazer desta websérie nas invenções construtivas que a animação (na técnica tão manual do table top) do quadro a quadro proporciona. Com ela, bonecos dançam, baleias nadam, andorinhas trazem a primavera.

Você pode assistir aos cinco episódios logo aqui, no YouTube do Sesc Carmo ou na plataforma Sesc DigitalVamos nessa?

Episódio 1: Brinquedo-movimento

Aqui os brinquedos não ficam quietos: são eles que mexem com a nossa imaginação. Você vai ver que é fácil encontrá-los por aí... e até inventar alguns deles. Já pensou em um peão de legumes? Ou conhece um brinquedo antigo que existe em todo lugar e ninguém precisa comprar? Aqui, com a mestra de brincar Bárbara Catarina, inventora de palavras, você vai ver e ouvir tudo isso - e mais!
 


Episódio 2: Brinquedo-natureza

Aqui, o tema são aqueles brinquedos que a terra nos dá de presente. Veremos bichos feitos com frutas e legumes, barquinhos feitos com a casca do sobreiro, a cana do miriti e ouviremos o mestre do brincar, o português João Amado, que cria tantos brinquedos quanto é possível com a casca de uma noz! Descubra também, na aldeia alentejana de Azaruja, por que o sertão vai virar mar.
 


Episódio 3: Brinquedo-geografia

Neste episódio, entendemos como o Brasil e Portugal tem tanta coisa parecida... e diferente. Como se brinca com o mundo? E com a casa da gente? Vamos conhecer a mestra Efigênia Rolim, a rainha do papel de bala e outras curiosidades que as geografias guardam.
 


Episódio 4: Brinquedo-palavra

Brinquedo-palavra nos apresenta como a língua portuguesa pode ser divertida: o alfabeto se transforma em bichos, das palavras criamos trocadilhos e tem frases que podemos ler de trás pra frente e vice-versa!
 


Episódio 5: Brinquedo e amizade

Este episódio da série Perambular e brincar fala sobre um elemento essencial e que é eixo de toda a curadoria da exposição e dessa série ds vídeos: a amizade. Como relacionar o brincar com a amizade?