Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chegou dezembro e com ele mais uma edição do Febre - Festival & Conferência de Música de Sorocaba

Pra você, o ano passou rápido ou se arrastou?

Já chegou dezembro e sentimos que, mesmo com tudo diferente, aquele clima do final de ano começa a se instalar - e junto dele a expectativa pra mais uma edição do Febre - Festival & Conferência de Música de Sorocaba. E como em boa parte de 2020, em que seguimos quase que completamente no ambiente digital, essa programação especial também acontece online; a vantagem é que você pode, então, curtir de onde você estiver!

Em sua 6ª edição, o Febre acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no canal do Youtube do próprio Festival e também no canal do Youtube do Sesc Sorocaba. O Festival, que tem como objetivo abarcar grande parte da produção autoral de música da cidade, além de fazer de Sorocaba um grande palco para artistas que circulam pelo país, realiza, em todas as suas edições, um ciclo de conferências com produtores, jornalistas, pensadores, personalidades e entusiastas da música, propiciando a troca, o diálogo, o aprendizado sobre a produção cultural contemporânea e a troca de ideias sobre música, criatividade, mercado, política, carreira, produção e temas afins

Neste ano, o público poderá conferir painéis onde convidados debatem sobre temas relevantes como a territorialidade, a representatividade e diversidade de artistas e produtores, bem como o consumo de música nos meios digitais, entre outros assuntos relacionados à cultura, política, educação, mercado e criatividade, além de apresentações musicais.
 


De acordo com Marcos Tadeu, supervisor de programação do Sesc Sorocaba, “a edição de 2020 buscou extrair uma reflexão comum ao mundo com tantas restrições no direito de ir e vir, tanto na questão de estar uns com os outros, como também na diversidade de pensamentos. O ambiente tecnológico que vivíamos foi demandado com uma intensidade sem precedentes e a indústria fonográfica se viu mais uma vez em um momento de ruptura e quebra de paradigmas, onde a forma do ‘fazer musical’ e, principalmente a fruição desse processo, precisou se reinventar em meio a uma revolução digital vivida na última década. Dessa forma, foi necessário buscar temas, artistas e personalidades que pudessem, diante desse cenário, refletir sobre novas formas de produção musical”. 

Anote na agenda a programação do canal do Sesc Sorocaba no YouTube e acompanhe ao vivo:

Dia 09/dez: transmissão aqui

Discotecagem - Com Dj BadSista
Às 18h30 e às 20h30 


A música brasileira não vive só de canto e canção. Vários Djs têm ganhado a cena musical, participando ativamente na produção contemporânea e um desses nomes é Badsista, produtora e DJ paulistana responsável pela direção musical do álbum de estreia de Linn da Quebrada, o cênico "Pajubá".  

Bate-papo online - Representatividade importa?  
Às 19h

Com Thabata Arruda, pesquisadora musical e criadora de conteúdo; Anna Tréa, cantora multi-instrumentista, compositora e arranjadora, e Jup do Bairro, cantora, rapper e performer. Mediação de Fávia Biggs, socióloga, educadora e musicista  

As mulheres como intérpretes são destaque no atual cenário musical, ainda que elas não ocupem os mesmos espaços de protagonismo que os artistas masculinos nos palcos, backstage e cargos técnicos. Neste encontro, as convidadas discutem quais são os caminhos para a paridade de gênero na indústria fonográfica.   

Transmissão ao vivo - Caixinha de música 
Às 21h

Com Coletivo Lobotomia, selo e produtora audiovisual independente de Sorocaba  

A Caixinha de Música é um espaço que possibilita músicos e musicistas solo gravarem de forma descomplicada um registro audiovisual de composição autoral. 

--

Dia 10/dez: transmissão aqui

Discotecagem - Com Dj Cinara
Às 18h30 e às 20h30 

Atuando desde 2004, Dj Cinara vem ganhando espaço na cena brasileira e internacional. É bi-campeã nacional e finalista mundial do Red Bull 3Style em 2014 e 2015. Em uma cena majoritariamente masculina, ela tem garantido seu espaço, apresentando vários estilos e mixagens ímpares, proporcionando euforia nas pistas pré-pandemia e agora em ambiente online.  

Bate-papo online - Da MTV ao YouTube 
Às 19h

Com Zé Antonio Algodoal, diretor de TV, guitarrista e editor da SIM SP; Thunderbird, músico, apresentador e ex-VJ da MTV Brasil e Leo Casa 1, produtor musical, engenheiro de som e músico. Mediação de Luiz Terra, músico, dj e pesquisador musical  

Neste encontro, convidados discutem sobre a trajetória do consumo de conteúdo musical no Brasil e o que foi construído a partir do surgimento da MTV, e como ela tem influenciado na maneira como consumimos e criamos através de plataformas como o Youtube. 

Transmissão ao vivo - Caixinha de música
Às 21h

Com Coletivo Lobotomia, selo e produtora audiovisual independente de Sorocaba  

A Caixinha de Música é um espaço que possibilita músicos e musicistas solo gravarem de forma descomplicada um registro audiovisual de composição autoral. 

--

Dia 11/dez: transmissão aqui

Discotecagem - Com Dj Moraes  
Às 18h30 e às 20h30

Natural de Sorocaba, Moraes é um apreciador e pesquisador da Black Music e cultura Hip Hop. Neste encontro virtual, ele apresenta um repertório especial para embalar o início da noite.  

Bate-papo online - Nosso instrumento, nossa voz 
Às 19h 

Com Andrea Guimarães, cantora, compositora e arranjadora, e Fanta Konatê, cantora, bailarina e fundadora do instituto África Viva. Mediação de Ananda Jacques, cantora e compositora sorocabana  

A voz foi o primeiro instrumento explorado pelo homem, e é algo intrínseco ao ser humano. Este encontro visa discutir qual a importância do canto não só como expressão, mas também como terapia em meio aos desafios do atual cenário mundial.  

Transmissão ao vivo - Caixinha de música 
Às 21h

Com Coletivo Lobotomia, selo e produtora audiovisual independente de Sorocaba  

A Caixinha de Música é um espaço que possibilita músicos e musicistas solo gravarem de forma descomplicada um registro audiovisual de composição autoral. 
 


Para outras informações e detalhes, além da programação completa, acesse o site, o Instagram, o Facebook ou o YouTube do Festival.