Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A memória paulistana

Como a sociedade articula suas memórias, saberes e conhecimentos? Qual o papel da memória para construção de uma cidade mais plural capaz de entender sua complexidade e enfrentar os desafios e conflitos sociais? Estes são alguns questionamentos que a Jornada do Patrimônio apresenta em 2020 a partir do tema Nossa cidade, nossas memórias.

Sesc São Paulo participa do evento - que acontece de 4 a 6 de dezembro - desta vez com a programação adaptada ao ambiente virtual, em razão da pandemia de COVID-19. Entre as ações, destaca-se uma curadoria de conteúdos dedicados à memória paulistana, realizada a partir do acervo do canal SescTV.

Disponibilizados on demand, o conjunto de conteúdos produzidos pelo canal disparam reflexões sobre o patrimônio material e imaterial da cidade de São Paulo, bem como apontamentos para formas diversas de ativação e articulações sociais da memória na cidade.
 

Dentre os programas selecionados está a série Arquiteturas, com direção de Paulo Markun e Sérgio Roizenblit, que apresenta construções e complexos públicos e privados considerados marcos arquitetônicos brasileiros, e também coloca em foco o urbanismo e as diversas maneiras de ocupação de espaços públicos nas cidades: alguns locais bem conhecidos dos paulistanos ganham destaque nos episódios Biblioteca Municipal Mário de Andrade, FAU/USPVila ItororóLargo da Batata e Praça Roosevelt.

 


Já a série Coleções, com a direção de Belisário Franca, realiza uma viagem pelo país apresentando personagens, histórias e tradições que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira. Entre os temas abordados estão os ritmos musicais brasileiros, as cidades históricas, as colônias de imigrantes e as festas religiosas. Um dos maiores patrimônios históricos da cidade ganha destaque no episódio Palcos brasileiros: Theatro Municipal de São Paulo.

 

 

Com a direção de Kiko Goifman, a série Hiperreal apresenta um caleidoscópio de histórias de grupos distintos de jovens, que vivem na metrópole contemporânea e partilham hábitos, símbolos e ideais. Destaca-se nesta seleção o episódio O tempo da vela.

 

 

 

 


O universo da leitura e da literatura ganha espaço no SescTV com a série Super Libris, que tem a direção de José Roberto Torero. Cada episódio apresenta entrevistas com diversos autores brasileiros e alguns estrangeiros, bem como com os profissionais da área editorial. Em um dos programas, a periferia ganha destaque na tela no episódio Quando a Periferia está no Centro.

 

 


Outro destaque é a série Teatro & Circunstância, que propõe uma reflexão sobre as artes cênicas contemporâneas, seus diferentes aspectos sociais e sua relação com a cidade a partir de entrevistas com atores, dramaturgos, diretores e profissionais do teatro brasileiro, com direção de Amilar M. Castro. A história dos palcos paulistanos ganha destaque no episódio Os rastros da história: TBC e Teatro de Arena.

 

 

A minissérie O cinema sonhado, de Ugo Giorgetti, explora em quatro episódios dois lados importantes do cinema paulista: os profissionais formados nos grandes estúdios da década de 1950 e os primeiros alunos formados no curso de cinema da ECA, na Universidade de São Paulo. A produção reúne depoimentos de cineastas sobre acontecimentos dos anos 1960 até 1990, como o fechamento da Companhia Cinematográfica Vera Cruz , a criação da própria ECA e a Embrafilme — Empresa Brasileira de Filmes.



Um artista de destaque, uma exposição ou um movimento são o foco da série Artes Visuais, de Cacá Vicalvi. Os episódios desenham um amplo retrato das artes visuais no Brasil e no mundo nas últimas décadas. Dentre os que se destacam no cenário paulistano estão os episódios OsGêmeos e De dentro para fora, de fora para dentro.

 

 

Confira na playlist abaixo alguns dos programas do SescTV que estão disponíveis também no YouTube.

 

 

A partir desta seleção de conteúdos que colocam em foco a memória, o patrimônio histórico, e a diversidade cultural paulistana, o SescTV integra a programação virtual da Jornada do Patrimônio 2020, que, apesar das adversidades impostas pelo momento, mantém sua realização com o importante objetivo de valorizar e sensibilizar a população da cidade de São Paulo para a importância de seus bens culturais, materiais e imateriais.

Como assistir
Os programas do SescTV destacados neste texto podem ser assistidos gratuitamente e sem necessidade de cadastro no site do canal.

A programação do SescTV pode ser sintonizada em todo o país por antenas parabólicas e está disponível em operadoras de TV por assinatura de todas as regiões; a mesma programação também pode ser assistida, gratuitamente e 24 horas por dia, através do endereço www.sesctv.org.br/noar.

---

SESC NA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2020
De 04 a 06 de dezembro 
Saiba mais em: sescsp.org.br/jornadadopatrimonio

@SescSP
youtube.com/sescsp
facebook.com/sescsp
sescsp.org.br/sescdigital

@TurismoSocial
youtube.com/turismosocialsescsp

@SescCarmo
youtube.com/sesccarmo

@SescPompeia
youtube.com/sescpompeia