Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Acompanhe a programação do Sesc na Virada Cultural 2020

Com o mote “Tudo de arte, nada de aglomeração”, a 16ª edição da Virada Cultural acontece neste fim de semana, dias 12 e 13 de dezembro. Parceiro do evento desde sua primeira edição, o Sesc São Paulo oferece desta vez uma programação totalmente online. Você poderá curtir shows, filmes, games, podcasts e muito mais – tudo gratuito, seja na plataforma Sesc Digital, no SescTV e nos canais do Youtube e redes sociais do Sesc SP e das unidades da capital. 

Conheça alguns dos destaques da programação do Sesc na Virada e programe-se:

MÚSICA

A banda goiana Carne Doce se apresenta ao vivo dentro da série Música #EmCasaComSesc neste sábado (12/12), às 19h, no canal do Sesc São Paulo no YouTube e no Instagram Sesc Ao Vivo.

Os últimos lançamentos do Selo Sesc estão disponíveis em streaming no Sesc Digital. Destaque para o novo trabalho da cantora Alaíde Costa, que acaba de completar 85 anos com o disco O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik, e a obra completa para violino e piano de Claudio Santoro em álbum duplo com Emmanuele Baldini e Alessandro Santoro. Para ouvir, acesse sesc.digital/colecao/o-anel-alaide


A cantora Alaíde Costa


CINEMA

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece mais de 70 opções de filmes em streaming. Com curadoria do CineSesc, o catálogo traz uma seleção de curtas e longas-metragens e documentários, sempre com acesso gratuito e sem necessidade de cadastro. Para saber mais sobre os títulos, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa. A programação deste fim de semana engloba a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, com uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo, uma mostra em homenagem ao diretor Leon Hirszman (disponível em sescsp.org.br/leonhirszman) e obras do 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (disponível em sescsp.org.br/festlatino). Os pequenos também contam com o CineClubinho, espaço na plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema para crianças (sescsp.org.br/cineclubinho).


O filme Sinfonia da Necrópole, no 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.
 

TEATRO

O CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc traz a série de podcasts Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator. Composta de oito episódios, apresenta alguns dos principais centros de formação teatral da região de São Paulo, partindo da fundação, em 1948, da pioneira Escola de Artes Dramáticas (EAD) e atravessando a segunda metade do século 20 até adentrar o século 21, com a criação da SP Escola de Teatro, em 2010. O conteúdo está disponível em sesc.digital/colecao/aproximacoes-pedagogicas

Já a série vídeos Enquanto Dormem os Teatros, disponível no canal do Sesc Pinheiros no Youtube, revela como artistas do universo da dança vêm se adaptando longe dos palcos e das salas de ensaio em tempos de isolamento social. No dia 13, domingo, às 18h, vai ao ar um novo episódio inédito, protagonizado pela ativista negra Luana Bezerra, profissional do ensino, criação e interpretação coreográficas.


GAMES

O especial Lugar de Jogo traz um conjunto de jogos que apresenta manifestações das artes e da cultura pelo viés da pluralidade de narrativas desenvolvidas sob o olhar da diversidade. A curadoria é do Sesc São Paulo em parceria com Tainá Felix e Jaderson Souza, da Game Arte. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/lugardejogo.


Jogo Guardiões da Amazônia


LITERATURA

O Sesc São Paulo homenageia o centenário de nascimento de Clarice Lispector com exibições de duas produções sobre a escritora no SescTV: o documentário “De Corpo Inteiro” e o curta-metragem “O Ovo”, ambos dirigidos pela cineasta Nicole Algranti. O conteúdo está disponível em sesctv.org.br.

CONEXÃO INTERNACIONAL

Em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), o Sesc traz a série “OBLÒ Contos e Encontros, Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro”. A programação online é composta de cinco programas que mergulham na cultura italiana por meio de histórias de grandes personalidades do país europeu, como Lina Bo Bardi e sua Casa de Vidro, em São Paulo, Luigi Pirandello e suas viagens às Américas (Brasil incluso) e Emilio Villa, que colaborou com os concretistas Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari. O conteúdo está disponível em sesc.digital/colecao/oblo


A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi.


TURISMO SOCIAL

O Sesc Digital traz ainda atividades ligadas ao turismo social, dentro da programação do Sesc na Jornada do Patrimônio 2020, com materiais como o Guia de Lugares e Camadas Históricas de São Paulo, disponíveis em sescsp.org.br/sescdigital e youtube.com/turismosocialsescsp.


Mais sobre a Virada

Realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Virada Cultural 2020 traz mais de 400 atrações, entre atividades online e intervenções urbanas distribuídas por todas as regiões de São Paulo, sem aglomeração de público. Entre os destaques da programação, estão shows transmitidos do Theatro Municipal de São Paulo, como os de Elza Soares e Flavio Renegado, Arnaldo Antunes, Criolo, Gloria Groove, MC Kekel e Renan da Penha, Elba Ramalho, o Quarteto de cordas da cidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e o Terceiro Encontro Nacional de Mulheres na roda do samba, com Mart’nália e Fabiana Cozza.

Confira a agenda completa em www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br