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Projetos de Universidade para o Brasil em Três Tempos

Quais os dilemas a serem enfrentados na próxima década para que a educação superior universitária se torne efetivamente um horizonte possível para a grande maioria da população brasileira?

Seminário que integra o Projeto 3 vezes 22 -  parceria entre o Sesc SP, a Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), o Instituto de Estudos Brasileiros e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP –  debate estas e outras questões relacionadas ao processo de criação e consolidação das universidades públicas no Brasil desde a época da Independência até a atualidade.

Quais foram as opções das elites dirigentes em momentos históricos decisivos, tais como: no pós a Independência, durante o Estado Novo e a partir da Nova República?  Em que medida os modelos universitários europeus, ibero-americanos, anglo americanos ou afro-asiáticos inspiraram as diferentes gerações de juristas, médicos, engenheiros, pedagogos, economistas, cientistas e elites dominantes?  A educação superior teve impacto na mobilidade social no Pós Abolição? Como as políticas de ação afirmativas mudaram o panorama do Ensino Superior? Considerando o contexto contemporâneo, qual o papel das universidades na constituição de uma esfera pública razoavelmente autônoma, plural e crítica?

Nomes como Iris Kantor, Thomas Haddad, Marcia Regina Barros da Silva, Nelson Cantarino, Neil Safier, entre outros, estarão reunidos nos dias 1 e 8 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc para refletir sobre essas e outras questões relacionadas ao projeto de universidade pública no Brasil.

Para maiores informações, acesse o site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.