Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Guitarra Lisérgica

É inegável que a influência da tropicália perdura até hoje na música brasileira. Inesgotável fonte de referência e pedra fundamental de boa parte daquilo que sacudiu as décadas seguintes, o movimento deixou não só um conjunto de discos e composições que povoam até o hoje o imaginário e o cancioneiro nacional, como também foi motor de uma reinvenção sonora, com arranjos experimentais e o uso polêmico da guitarra elétrica.

No centro desse furacão, um jovem de 26 anos, nascido em Xangai, China. Filho de pai russo e mãe polonesa, Lanny Gordin é um desses nomes misteriosos que aparecem nas listas de formações das bandas que gravaram muitos discos nos anos 60 e 70. Longe de ser protagonista, e tampouco de ser apenas um mero coadjuvante, Lanny foi um dos responsáveis por conferir à Tropicália e aos discos da época uma sonoridade lisérgica e anárquica.

A playlist Essenciais, retoma o tema das cordas com uma seleção de músicas para entender a trajetória e a influência desse músico sui generis. São 20 faixas que vão do período de auge nos anos 60 e 70 e desembocam na recente redescoberta deste que é, sem dúvida alguma, um dos eixos fundamentais para entender não só a presença da guitarra elétrica no nosso país como também a própria música brasileira. 

 

Você pode escolher onde escutar - a mesma playlist está disponível no Spotify e no Deezer.