Postado em
Nosso sangue latino
Nem o Tratado de Tordesilhas conseguiu nos separar de nossos irmãos latinos. Somos o único país do continente a falar português e tivemos uma colonização diferente, mas compartilhamos muitas semelhanças.
O Brasil é uma nação latino-americana não só pela geografia, mas pelo DNA. Partilhamos a mesma miscigenação entre indígenas, europeus e africanos, temos a mesma raiz do idioma, e cultivamos sons, ritmos, cores e sabores parecidos.
A programação Sim, Somos Latinos!, que acontece durante o mês de novembro no Sesc Itaquera, reúne a força e a suavidade da língua hispânica ao tempero brasileiro para lembrar o sangue latino que corre em nossas veias.
Veja alguns destaques:
Dança: Tangos Brasileiro
O espetáculo propõem o encontro entre o esquecido tango brasileiro de Chiquinha Gonzaga e o tango portenho de Ernesto Nazareth. Os bailarinos Camila Bosso e Ricardo Januário vivenciam as dualidades presentes no tango, como masculino e feminino e a ternura e agressividade. Apresentação no dia 17/11, sábado, às 15h30.
Música: Tarancón
A banda celebra os 40 anos de trajetória, trazendo músicas que marcaram sua caminhada ao longo de nove álbuns gravados.
Com o repertório formado por cancioneiro e folclore sul-americanos, o grupo cria uma ponte cultural entre a música brasileira e nossos povos irmãos, derrubando as fronteiras físicas e culturais por meio de diversidade musical. Show no dia 18/11, domingo, às 15h30.
Sarau #sinfronteras
Encontro que propõe mostrar as várias facetas artísticas de imigrantes residentes na cidade de São Paulo. Histórias e canções serão contadas e cantadas na língua que nos une: o portuñol. Apresentação dia 10/11, sábado, 15h.
Circo: Flamingos de Fuego
O conjunto é formado por três músicos que se definem como românticos incansáveis. O espetáculo apresenta clássicos do Bolero, da Cumbia e do Chá-chá-chá em versões cômicas. Apresentação no dia 11/11, domingo, 13h.
Alimentação: Sabores da Venezuela - Las Arepas
As arepas são feitas de massa de milho branco, de origem indígena. Elas representam a forma como venezuelanos acolhem e alimentam seus familiares. A receita será preparada por Marifer Del Carmen Vargas, venezuelana que chegou no Brasil há um ano. Degustação no dia 25/11, domingo, 14h.
Confira a programação completa.