Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil comemora resultados de 2018 no Sesc Sorocaba

Foto: Mirella Ghiraldi

O ano ainda não acabou, mas o Mesa Brasil no Sesc Sorocaba já comemora os significativos resultados alcançados em 2018.

“Começamos com poucos doadores e poucas instituições cadastradas, mas mês a mês essa realidade se modifica”, destaca Érica B. D. Ranzani, coordenadora do Programa Mesa Brasil no Sesc Sorocaba.

O programa, que atua em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra desde maio de 2017, visa, por meio de parcerias com empresas doadoras, a coletar alimentos que não têm mais valor comercial, mas que ainda estão apropriados para consumo e, assim, doá-los para instituições sociais cadastradas.

De janeiro a setembro, 88.762 kg de alimentos foram distribuídos, 36 instituições atendidas, 2769 pessoas beneficiadas e 21 doadores foram cadastrados. Entre os alimentos mais doados, a banana é a campeã: 21.644 kg, seguida da batata, 9.544 kg, e dos legumes mistos, 9.448 kg.


Foto: Mirella Ghiraldi

Além da arrecadação e distribuição de alimentos, o programa promove mensalmente ações educativas para desenvolver capacidades, ampliar a criatividade, valorizar as equipes, além de promover o fortalecimento e o desenvolvimento das instituições sociais cadastradas.


Foto: Mirella Ghiraldi

Neste ano, o destaque foi a atividade “Blogs de Culinária em um dia de Mesa Brasil”, em que três blogueiras da cidade, Arte na Cozinha, do Artes da Mel e do Dom Manjericão, foram convidadas para acompanhar, durante um dia, do início ao fim, as atividades do programa. Elas visitaram os doadores e participaram da seleção, coleta e entrega dos alimentos para as instituições sociais.

Ao final, foram desafiadas a usar a criatividade para elaborar receitas com os alimentos doados ao programa e apresentá-las para as equipes de cozinha das instituições sociais na oficina “Receitas Criativas”. Elas também compartilharam as experiências vividas ao conhecer a rotina do Programa Mesa Brasil.


Foto: Mirella Ghiraldi

Quer fazer parte do Mesa Brasil? Então confira cinco maneiras de colaborar:

#1 Doando alimentos: empresas de todos os portes podem doar frutas, verduras, legumes, grãos, cereais, enlatados, sucos, água, pães, massa, frios, laticínios, peixes e ovos.

#2 Oferecendo produtos ou serviços: mesmo empresas que não trabalham diretamente com a produção ou comércio de alimentos podem contribuir com o programa. É possível oferecer transporte e logística, combustível, embalagens, produção gráfica e impressão de material didático e institucional, análise microbiológica de alimentos, veículos para o transporte de alimentos, entre outros.

#3 Oferecendo trabalho voluntário na área técnica: o Mesa Brasil fornece muito mais do que alimentos. A formação das equipes de cozinha das instituições é fundamental nas ações do programa. Desta maneira, profissionais da área de alimentação, como chefs de cozinha e nutricionistas, podem realizar ações educativas voluntariamente.

#4 Cedendo espaço para a realização de atividades educativas: instituições podem oferecer locais (salas de aula, auditórios, cozinhas, laboratórios etc.) para oficinas, cursos e treinamentos realizados para as entidades sociais que recebem as doações do programa.

#5 Contando para todo mundo: esta dica está ao alcance de todos! Quanto mais gente fala sobre este trabalho, mais a ideia do combate ao desperdício de alimentos se espalha. Converse sobre o Mesa Brasil com seus amigos, familiares, colegas de trabalho. Convide seus contatos para curtir o facebook.com/mesabrasilsescsp e acompanhar nosso portal mesabrasil.sescsp.org.br.

Vamos nessa?