Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Com que roupa eu vou?

Algumas inseguranças podem vir a mente quando falamos de "Música de Câmara": "Será que é para mim?", "Assistir à um concerto será chato!" ou ainda "Para apreciar um concerto, devo vestir roupa de gala?".

Esqueça tudo que você ouviu de negativo a respeito da música de concerto. Nós vamos mostrar que você pode estar completamente enganado e que há uma série de mitos que envolvem um estilo musical tão rico.

Dá só uma olhada neste “manual” que preparamos para você abrir o seu coração e prestigiar o Festival Sesc de Música de Câmara.

 

#1 Preciso ir de roupa social?
Esta talvez seja uma das dúvidas mais comuns, mas é, na verdade, um dos detalhes mais simples. Se você sempre achou que era necessário se vestir bem porque os músicos usam terno ou fraque no palco, saiba que você, como plateia, não precisa. Não há necessidade de usar roupa refinada ou de festa, basta que você esteja confortável e evite trajes informais: como bermudas e chinelos. Isso mostra que você tem respeito pela performance dos músicos.

#2 Quando eu posso aplaudir?
Aplausos são muito bem-vindos, mas só no fim da música, assim os músicos não perdem a concentração. A maior parte das músicas é composta por vários andamentos, que são partes com diferentes ritmos. Normalmente, variam entre três a cinco andamentos por peça, mas você sempre pode ver no programa do concerto quantas partes tem.

#3 Posso conversar nos intervalos?
Música é feita para sentir! E, diferentemente de outros gêneros musicais, a música de concerto valoriza sutilezas sonoras, detalhes e sons muito suaves. Assim, o silêncio por parte da plateia, durante o todo o concerto, é muito importante e te ajuda a perceber o que a música quer transmitir.
Conversas e pequenos barulhos incomodam muito quem está ao seu lado e ferem o silêncio, essencial para a música acontecer. Então, escute os concertos em silêncio e permita-se mergulhar no som dos instrumentos.

#4 Posso usar o celular?
Em tempos de redes sociais, é difícil segurar os dedos e não compartilhar os momentos que estamos curtindo, né?  Mas para que você aprecie o concerto do começo ao fim e não incomode o restante do público, o celular ou qualquer outro aparelho sonoro deve permanecer desligado. Além do barulho, qualquer luz acesa durante o concerto atrapalha quem está por perto. A única exceção será para a apresentação do Sopro Transcendente, que promete uma surpresa durante o concerto nas unidades do Sesc.

#5 Estou com tosse. Devo deixar de ir?
De forma alguma. Basta que você tome alguns cuidados, pois a tosse perturba a concentração dos músicos e da plateia. Então, se você estiver em um daqueles dias em que a garganta não dá paz, traga um lenço ou uma pastilha, e, neste caso, escolha embalagens silenciosas.

E aí, já está pronto para vir conferir a programação especial do Festival Sesc de Música de Câmara? Esperamos te ver por aqui!