Postado em 29/11/2018
Quais os dilemas a serem enfrentados na próxima década para que a educação superior universitária se torne efetivamente um horizonte possível para a grande maioria da população brasileira?
Seminário que integra o Projeto 3 vezes 22 - parceria entre o Sesc SP, a Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), o Instituto de Estudos Brasileiros e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP – debate estas e outras questões relacionadas ao processo de criação e consolidação das universidades públicas no Brasil desde a época da Independência até a atualidade.
Quais foram as opções das elites dirigentes em momentos históricos decisivos, tais como: no pós a Independência, durante o Estado Novo e a partir da Nova República? Em que medida os modelos universitários europeus, ibero-americanos, anglo americanos ou afro-asiáticos inspiraram as diferentes gerações de juristas, médicos, engenheiros, pedagogos, economistas, cientistas e elites dominantes? A educação superior teve impacto na mobilidade social no Pós Abolição? Como as políticas de ação afirmativas mudaram o panorama do Ensino Superior? Considerando o contexto contemporâneo, qual o papel das universidades na constituição de uma esfera pública razoavelmente autônoma, plural e crítica?
Nomes como Iris Kantor, Thomas Haddad, Marcia Regina Barros da Silva, Nelson Cantarino, Neil Safier, entre outros, estarão reunidos nos dias 1 e 8 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc para refletir sobre essas e outras questões relacionadas ao projeto de universidade pública no Brasil.
Para maiores informações, acesse o site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.