Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc São Paulo amplia participação na 4ª edição da Virada Inclusiva

Balé de Cegos, com Fernanda Bianchini<br>Foto: Manoel Blanco
Balé de Cegos, com Fernanda Bianchini
Foto: Manoel Blanco

Em 2013, o Sesc São Paulo, que é um dos parceiros organizadores, ampliou sua participação com uma programação ampla que acontece durante a Semana Inclusiva, de 30/novembro a 6/dezembro

A Virada Inclusiva - Participação Plena acontece em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro. Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (São Paulo), sua 4ª edição acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

Os eventos, oficinas e demais atividades têm como objetivo estimular o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, em ações culturais, esportivas e de lazer.

Em 2013, o Sesc São Paulo, que é um dos parceiros organizadores, ampliou sua participação com uma programação ampla que acontece durante a Semana Inclusiva, de 30 de novembro a 6 de dezembro. São atividades de todas as linguagens: esporte, lazer, teatro dança, música, artes visuais, entre outras; e que acontecem nas unidades da Grande São Paulo, Litoral e Interior.

A seguir você pode conferir algumas atividades que acontecerão durante a semana. Para conferir a programação completa, clique aqui, por favor.

O grupo Teatro no Escuro propõe uma nova maneira de (ver) sentir o teatro. Sons, vozes e cheiros vindos de diferentes locais iniciam a experiência pela qual passam os espectadores de O Grande Viúvo, peça de teatro baseada no conto homônimo do escritor e jornalista Nelson Rodrigues e parte do livro A Vida como ela é. O espetáculo, que propõe ao público uma experiência estética baseada em todos os sentidos, com exceção da visão, se apresenta no Sesc Pompeia nos dias 30 de novembro e 1/dezembro; dia 5 de dezembro no Sesc Campinas e dias 6, 7 e 8 de dezembro o Sesc Belenzinho.

O espetáculo Terra, com o grupo Comunidade do Tambor, dia 30 de novembro no Sesc Interlagos,  traz músicas da cultura popular brasileira, como o maracatu, congado mineiro, coco, ciranda, bumba meu boi e xaxado, junto à performances de dança, capoeira e poesia com arranjos modernos e conceituais, aonde o popular se mistura ao contemporâneo. No mesmo dia, o Grupo Sensus apresenta Kínesis, perfomance que busca contemplar a constante necessidade humana de se mover, mas que atenta para importância de estar em equilíbrio e em esperançosa harmonia, no Sesc São Carlos.

Menestréis deslizam em cadeiras de rodas no Sesc Consolação, durante o musical Noturno Cadeirante. O espetáculo cênico-cinematográfico tem como tema os vários aspectos da noite paulistana. Afinal, é na noite, horário do amor e dos mistérios, que as pessoas menos competem entre si, menos deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos. Dia 4 de dezembro.

Imagine um jantar em que você precisa vendar os olhos para entrar. Esta é a experiência proposta pelas psicólogas Elis Feldman e Maria Lyra no Jantar às Escuras, no Sesc Ipiranga, dia 30 de novembro. Degustação também é uma das propostas do Sesc Vila Mariana, No Escuro Labs, dia 6 de dezembro, a proposta é ser uma degustação de estímulos: tácteis, sonoros, gustativos, olfativos e proprioceptivos. Para tanto, lança-se mão de dança, massagem, poesia, gastronomia, música, e ainda de objetos aromáticos ou de diferentes texturas.

A deficiência como a antítese cultural do corpo saudável e apto é o tema de Forma de Ver, apresentação que reflete a relação entre a dança contemporânea e o audiovisual no Sesc Santo Amaro, dia 1 de dezembro.

Duas finais de campeonato agitam o dia 1 de dezembro. Em Taubaté acontece a final do Campeonato Paulista de Futebol de 5 - APADV São Bernardo do Campo X CESEC São Paulo e em Sorocaba a Etapa Final do Campeonato Paulista de Handebol de Cadeira de Rodas 2013.

No dia 3 de dezembro você pode participar da Mostra de Artistas, no Sesc Camo. Apresentação com artistas de diferentes linguagens e diferentes características no que se refere à questão inclusiva.

No Sesc Santana , o espetáculo A Roda, com a Cia Circodança Suzie Bianchi , une circo, dança, teatro e cinema. Bailarinos e artistas circenses contam a história de Laura e sua trupe, que vivem sob uma lona de circo. Dia 5 de dezembro.

A performance multimídia Cadeira: Falando sem tabu, desenvolvida pela dançarina e coreógrafa Estela Lapponi e que explora o ponto de vista de uma pessoa com múltiplas deficiências físicas e expõe sua ótica sobre a deficiência na sociedade, pode ser vivenciada no Sesc Santo André, dia 6 de dezembro.

Em Ribeirão Preto a contação de histórias acontece durante toda a semana e no Sesc Thermas acontecem aulas abertas de atletismo adaptado para deficientes visuais.

o que: 4ª edição da Virada Inclusiva
quando:

de 30/novembro a 6/dezembro