Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desdobramentos envoltos por ironia, humor e suspense em Cine_Monstro

Montagem de Enrique Diaz para o primeiro texto teatral de Daniel MacIvor<br>Foto: Nathalie Melot
Montagem de Enrique Diaz para o primeiro texto teatral de Daniel MacIvor
Foto: Nathalie Melot

Uma narrativa fragmentada, composta por 13 personagens que emergem de um único ator e trazem diferentes histórias unidas por um trágico fato: um tenebroso caso de esquartejamento. Em 1998, esse enredo escrito por Daniel MacIvor foi levado ao palco com a peça de teatro Monster, que este ano estreou também no Brasil com a montagem Cine_Monstro, do ator e diretor Enrique Diaz. Pela primeira vez em sua carreira ele faz um solo, entrando em cena para se desdobrar nesses diversos personagens cujos relatos estão marcados por crueldade e violência, que no espetáculo caminham ao lado do humor e ironia.

Outras adaptações de Enrique a partir de obras de Daniel já estiveram em cartaz no Teatro do Sesc Pompeia em 2013, com a temporada do espetáculo A Primeira Vista, uma montagem de A Beautiful View, peça também de autoria do dramaturgo canadense. A versão de Diaz contou com a interpretação das atrizes Drica Moraes e Mariana Lima. Já em Cine_Monstro, ele surge com uma apresentação que, assim como A Primeira Vista, opta por poucos elementos em encenação e utiliza recursos audiovisuais – projeções e efeitos sonoros –, mas desta vez em busca de uma aproximação com o cinema e o gênero terror, presente no texto e concepção da montagem e uma marca recorrente nos trabalhos de Enrique Diaz.

Cine_Monstro não esquece também de uma característica de MacIvor: convidar o espectador a se deslocar constantemente, fazendo do público um interlocutor que “vai traçando relações entre as diferentes personagens e histórias, até perceber que o quadro geral revela uma série de coisas que não estavam previstas no início”, conta Diaz. Apesar de ter iniciado a sua trilogia de montagens de textos do canadense em 2009, com a peça In on It, ambos não se conhecem pessoalmente.

Em entrevista ao Blog de Dirceu Alves Jr – Crítico de teatro da VEJA SP, o diretor explica que “o Daniel não viu nenhuma das montagens. A gente nem se conhece pessoalmente e sequer nos falamos por telefone. Nosso contato sempre foi feito através de e-mails. Mas agora ele vem ao Brasil e, além de a gente se conhecer, vai ter a oportunidade de ver encenado dois dos três espetáculos”. Esse encontro acontece em 12 de dezembro, quando MacIvor participa de um bate-papo com o público e confere a leitura de Best Brothers, seu próximo texto que será montado cenicamente pelo diretor brasileiro. No mesmo dia, é lançado o livro com o texto de Cine_Monstro  (tradução de Barbara Duvivier e Enrique Diaz), editado pela Cobogó. Dia 14 de dezembro, ele realiza um workshop a partir de Best Brothers, propondo aos participantes o estudo e discussão desse texto.

Cine_Monstro inaugura uma nova fase na carreira de Enrique Diaz, fechando o trilogia de montagens dos textos de MacIvor e logo após a sua saída da Cia. dos Atores, grupo fundado e liderado por ele há mais de 20 anos, em que criou espetáculos como Melodrama (1995), O Rei da Vela (2000) e Ensaio.Hamlet (2004)

o que: CINE_MONSTRO
quando:

23 de novembro a 15 de dezembro

onde:

Sesc Pompeia

o que: Bate-papo com Daniel MacIvor e Enrique Diaz
quando:

12 de dezembro de 2013

onde:

Sesc Pompeia

o que: Leitura Cênica de The Best Brothers
quando:

12 de dezembro de 2013

onde:

Sesc Pompeia

o que: Workshop com Daniel MacIvor
quando:

14 de dezembro de 2013

onde:

Sesc Pompeia