Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

20° Corrida do Fogo reúne corredores do noroeste paulista

O O Sesc Birigui realiza a 20° Corrida do Fogo, com roteiro composto por corrida de 6 km e uma caminhada recreativa de 3 km, em parceria com o 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba. O circuito terá início na Avenida Abraão Buchala, passa pelas vias Rua Isaltino Crescêncio, Avenida Teles de Menezes, Rua Dr. Almir Lima de Castro, Avenida Antônio Cavassana, Avenida Odorindo Perenha e retorna em direção ao ponto de largada. O trajeto estará sinalizado com as respectivas distâncias e orientado por fiscais de prova.

Em 2013 o percurso terá 6km para a corrida e 3Km para a caminhada, nas ruas do Jardim Umuarama em Araçatuba

O controle dos tempos será eletrônico por meio do chip que o corredor levará preso ao cadarço do tênis. A retirada do kit deve ser feita no próximo sábado, das 12h às 17h, no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba e no Domingo , das 6h às 7h no local da prova.
Além do aquecimento na concentração que antecede a largada da Corrida e da Caminhada, depois de terminado o percurso instrutores do Sesc orientarão os participantes sobre os principais alongamentos de pós prova.

Jefferson Valentin Bittencourt Alves, Monitor de Esportes e um dos responsáveis pela atividade, diz que é importante trazer para a região de Araçatuba uma corrida de grande porte. “Um dos objetivos da Corrida é a promoção da saúde, independente da faixa etária do público que participa da atividade. Exemplo disso é a participação das famílias no evento, um elemento crescente que observamos ano após anos”, afirma.

“A intenção desta ‘competição amigável’ é estreitar os laços da comunidade com nossa instituição”, complementa o tenente Marcelo Lorusso, do 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba. Lorusso explica que no inicio não havia os recursos que se tem hoje, como camisetas para os participantes, chips, além da inclusão desta prova para o ranking dos maratonistas. “Estas e outras melhorias foram surgindo com o passar dos anos, anteriormente a Corrida do Fogo, era realizada apenas pelos integrantes do Corpo de Bombeiros, podemos ver a grandiosidade deste evento, a cada ano cresce o número de parceiros e colaboradores, vários órgãos tanto do setor público quanto privado, se mobilizam para melhorar mais e mais esta prova que completa 20 anos”, complementa.

As edições sempre atraíram atletas de várias regiões do estado, sempre foi considerada uma prova de alto nível, servindo para muitos, como forma de treinamento para a prova de rua mais tradicional do Brasil, a Corrida de São Silvestre, que acontece anualmente no dia 31 de dezembro na capital paulista. Os eventos de corrida são comuns entre as Corporações de Bombeiros no Brasil. Em Araçatuba, a Corrida do Fogo nasceu em 1993, por iniciativa do subtenente José Luiz Ribeiro, buscando integrar os membros do Corpo de Bombeiros com a comunidade.

Em 2012, Arielene Silva (foto), personal trainer de Araçatuba, venceu na categoria dos 10km, percorridos em 47min. Ela diz que é um privilégio que a Corrida do Fogo aconteça em Araçatuba. “A cidade não tem tanta oportunidades para essa prática esportiva. Correr significa superar os próprios desafios a cada passo”.

Este ano Arilene não poderá participar, mas incentiva uma de suas alunas que irá participar. “Já disse para ela que quero o podium, e ela ainda tem que fazer o L (em referência ao seu apelido: Lêlê)", completa.

Já participaram da prova atletas de alto nível, como foi o caso do corredor Adalberto Batista Garcia, que venceu a Corrida do Fogo em 2002, quando fez os 12 km de percurso em 37min56seg. Garcia foi o único representante brasileiro na prova dos 5 mil metros nas Olimpíadas de Atlanta (EUA). Por três vezes esteve entre os 10 primeiros colocados na São Silvestre.