Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Itaquera embarca Amazônia adentro

Bebel Ribeiro e Juliana Offenbecker em cena de Amazônia Adentro<br>Foto: divulgação
Bebel Ribeiro e Juliana Offenbecker em cena de Amazônia Adentro
Foto: divulgação

Espetáculo teatral indicado 7 vezes ao Prêmio FEMSA de 2010 estreia no Sesc Itaquera introduzindo o clima amazônico na programação da unidade que, em breve, contará uma grande exposição sobre o tema

Barbra e Sirona são vizinhas ribeirinhas no Amazonas. Sozinhas numa canoa desejam chegar a Parintins e participar da “Festa do Boi”. Na viagem, percorrem uma trajetória mítica que envolve universos humanos e amazônicos, resgatando lendas, tradições, músicas, superstições e encantamento do povo ribeirinho.

A sinopse da peça Amazônia Adentro, da Cia. Contos em Cantos, pode – por um momento – se confundir com a história de Juliana Offenbecker e Priscila Harder, idealizadoras do projeto premiado em 2010 pela Cooperativa Paulista de Teatro. Preocupadas com o futuro dos conhecimentos e referências tradicionais das regiões mais afastadas geograficamente, em 2008 elas embarcaram em uma pesquisa de idas e vindas entre São Paulo e a região norte do Brasil - por onde suas personagens viajam. A experiência culminou na concepção do espetáculo apresentado aos domingos de novembro, no Sesc Itaquera. “Fomos construindo aos poucos a dramaturgia, apresentando o material que pesquisamos na forma de pequenas cenas improvisadas ou de pequenos textos escritos durante provocações instigadas pela dramaturga Solange Diaz, que convidamos para participar do projeto", contam.

Foram quase dois anos de pesquisa, envolvendo vivências em comunidades caboclas e/ou reibeirinhas, nado com botos, histórias e lendas contadas pela população e visita ao maior arquipélago fluvial do mundo (a reserva de Anavilhanas), além de outras experiências que encheram as malas de livros, fotos, histórias, referências e ideias. “Voltamos para São Paulo com vontade de compartilhar um pouco das riquezas culturais da Amazônia, ainda tão pouco conhecidas”.

Vale lembrar: Ainda em novembro, o Sesc Itaquera inaugura uma exposição com mais de 1.200m², onde será possível vivenciar uma viajem pela região Amazônica e seu patrimônio cultural, artístico, social e biológico. Conheça Amazônia Mundi.

o que: Amazônia Adentro
quando:

3 a 24/novembro
aos domingos

onde:

Sesc Itaquera