Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A vida das cidades em pauta

A cidade é o lugar em que a vida acontece, onde cada pessoa se constitui, constrói suas relações, seus tempos etc. Em novembro e dezembro, ao menos quatro atividades do Sesc colocam o tema em pauta, como os seminários internacionais: Cidadania Ativa & Transformação Urbana (no Sesc Santos dias 28 e 29/nov) e Sampa Criativa (dias 2 e 3/dez na FecomercioSP)

Lugar para viver, mobilidade, vida, passeio, rotina, trabalho, pessoas, diversidade, opções, carros, crescimento, cinza, desigualdade, comunicação, prédios, urbano, poluição, barulho, transporte, desorganização, deslocamento, ocupação, gente, muita gente, diversão, parques, lazer, acesso, gratuito, metrô, bairro, distâncias, caos, trânsito, movimento, excesso, progresso, desordem, relações, encontros, ininterrupta, imigrantes,  poeira, viadutos, pontes, buracos, mestiçagem, fome, sede, calor, made in china, comercio popular, largos, praças, ruas, avenidas, segregação, cidadania, migrantes, violência, lugar, casa, o velho e o novo, urbe, fluxo, pessoas, correria, calçada, relógio, céu, bueiro, orelhão, esgoto, histórias, movimentos, ritmo.

A lista acima é resultado de um exercício rápido que a EOnline pediu para cinco pessoas de sua equipe: escrever as primeiras palavras que viessem às suas mentes ao ouvir o vocábulo “cidade”. É provável que você se reconheça em alguns dos termos escolhidos na brincadeira aleatória, feita em menos de dois minutos.

Imagine quase 12 milhões de pessoas andando, comendo, passeando, trabalhando, morando, namorando, etc. num espaço de 1.522,986 km²; essa é São Paulo, a sexta cidade mais populosa do mundo, e a mais populosa do continente americano e de todo o hemisfério Sul. Para se ter uma ideia, em Nova Yorque, a maior cidade dos Estados Unidos, vivem cerca de oito milhões e 200 mil pessoas, numa área de 1.213,36 km².  Estes números tornam a lista de palavras ou questões relacionadas com o termo “cidade” inacabável, não?

A cidade é o lugar em que a vida acontece, onde cada pessoa se constitui, constrói suas relações, seus tempos etc. Pensar sobre o espaço urbano é pensar sobre si, sobre como se está constituindo a existência. Não à toa, a condição urbana é tema de diversos debates, projetos e ações por todo o mundo. Para o Sesc em São Paulo não poderia ser diferente. Em novembro e dezembro quatro atividades colocam o tema em pauta.

O rumo das cidades brasileiras

Este é o tema do bate-papo com a urbanista Raquel Rolnik, que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, promove no dia 7 de novembro,  das 19h30 às 21h30. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

Seminário Internacional: Cidadania Ativa & Transformação Urbana

No Sesc Santos, nos dias 28 e 29 de novembro, o seminário o unirá experiências de cidades de cinco países (Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia e Holanda) para debater a realidade de Santos.

As inscrições estão abertas. Clique aqui para se inscrever.

Cidade, modos de fazer, modos de usar

Este é o tema da X Bienal de Arquitetura, que nesta edição, ao distribuir as exposições e atividades em espaços diversos da cidade, oferece ao público a experiência viva da cidade. No Sesc Pompeia estão em pauta os “Modos de Colaborar”, com diversos coletivos na contribuição de ideias, de 12 de outrubro a 1 de dezembro. Saiba mais.

Seminário Internacional Sampa Criativa

Nos dias 2 e 3 de dezembro, nove projetos inspiradores de profissionais do Brasil e de outros países, como Portugal, Irlanda e Colômbia, pretendem estimular a troca de experiências e incentivar a melhoria da gestão urbana de São Paulo, nessa iniciativa da FecomercioSP, do Sesc e do Senac. Confira a programação.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail: sampacriativa@eventar.com.br

O Sampa CriAtiva é um canal colaborativo de expressão e articulação, que propõe um espaço ao cidadão paulistano para pensar sobre a cidade e refletir sobre como melhorá-la. As pessoas são convidadas a enviar propostas para a cidade e compartilhar experiências inspiradoras. Saiba mais e paticipe!

Até o dia 17 de novembro, as propostas mais inovadoras enviadas e publicadas no site serão comentadas pelos palestrantes do seminário.