Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os movimentos da dança negra contemporânea

Espetáculo Filhxs — da — P°##@ — T O D A, na nova temporada da série (Foto: Alex Ribeiro)
Espetáculo Filhxs — da — P°##@ — T O D A, na nova temporada da série (Foto: Alex Ribeiro)

A série Dança Contemporânea, do SescTV, possui um dos maiores acervos de espetáculos do país, e na nova temporada o programa acrescenta mais treze episódios que trazem a necessidade de refletir e dar visibilidade para as novas perspectivas a respeito das estéticas e poéticas que representam os desejos e fazeres cênicos plurais e negros na contemporaneidade da dança brasileira.

As novas produções gravadas para a série têm curadoria de Gal Martins, artista e pensadora da dança, gestora cultural e cientista social.

Na nova temporada, os espetáculos não apenas continuam com a mesma proposta das edições anteriores, mas se propõem também a uma reflexão sobre os rumos conceituais da dança contemporânea para televisão; a série apresenta trabalhos que evidenciam um panorama artístico múltiplo e que questiona padrões hegemônicos relacionados a noção de corpo negro, processo e estética.

 

 

A dança protagoniza uma trama diversa na qual periferias e centros encontram-se, chocam-se e retroalimentam-se, construindo um território que é multifacetado no que diz respeito aos percursos de concepção. Gal Martins propõe as corporalidades plurais nas danças contemporâneas com o intuito de fazer presente, com a devida dignidade, a multiplicidade de vozes que compõem o universo dança em todo o país, os quais contemplem os corpos negros, femininos, periféricos, gordos, LGBTQI+ e tantos outros.

“A poética desse processo de curadora também evidencia os afetos como ferramenta de resistência, afetos que me afetam e irão afetar também todos os espectadores.” complementa Gal Martins.

O SescTV disponibilizou on demand, no dia 18 de junho, os episódios inéditos da série Dança Contemporânea, mesma data em que os episódios começaram a ser exibidos na programação no ar do canal.

 

Sobre a série

A série é exibida desde maio de 2009, com direção geral de Antonio Carlos Rebesco, e a nova temporada se soma ao importante acervo de dança contemporânea mantido pelo SescTV e disponibilizado ao público em suas diversas plataformas.

A temporada do Dança Contemporânea é composta por 13 programas, com duração de 52 minutos cada, e todos estão disponíveis no site do SescTV, podendo ser assistidos gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Veja abaixo a relação dos programas que integram a nova temporada da série:

Encruzilhada (Fragmento Urbano)
Arquivo negro: Passos largos em caminhos estreitos (Cia. Pé no Mundo)
Noite de solos: Depoimentos para fissurar a pele (Núcleo Djalma Moura) + Corredeira (Nave Gris Cia. Cênica)
Filhxs — da — P°##@ — T O D A (Coletivo Calcâneos)
Herança sagrada: A corte de Oxalá (Balé Folclórico da Bahia)
Cria (Cia. Suave)
Eles fazem dança contemporânea (Leandro Souza)
Anonimato: Orikís aos mitos pessoais desaparecidos (Cia. Treme Terra)
Subterrâneo (Gumboot Dance Brasil)
5 Passos para não cair no abismo (Cia. Urbana de Dança)
Mulheres do Àse (Edileusa Santos)
Sons D’Oeste (Trupe Benkady)
Mensagens de Moçambique (Taanteatro Companhia)