Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arte e brincadeiras na primeira infância

A maternidade e a relação com suas crianças a fizeram mudar as escolhas de sua vida. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi é engenheira elétrica, mas é também pedagoga. Depois do nascimento de seus dois filhos, ela compreeendeu na pele o quão importante é o processo de inserção de uma criança na sociedade e o papel fundamental que a arte e a imaginação exercem no desenvolvimento desse ser.  Um desafio e tanto - que a livre docente aceitou de bom grado. 

A professora nos conta nessa conversa que para a criança não há diferenciação entre o mundo da fantasia e o da realidade, e que são os processos de imaginação e fantasia, como bem mostrou Bruno Munari, na obra "Fantasia", que nos permitem viver e resolver os desafios que teremos pela vida. 

Brinquedos, livros, poesias, trava-língua, músicas, danças, vídeos e, principalmente, os elementos da natureza são essenciais aos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A professora ainda destaca dois direitos fundamentais de toda criança, que fazem parte do ECA -  Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – o direito de brincar e o direito à cultura. Um relato cheio de informações importantes para refletirmos que você confere aqui: