Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A questão do refúgio no contexto da pandemia

 

Na última década, houve um crescimento exponencial de deslocamentos forçados, que já soma 70,8 milhões de pessoas em fuga de situações de conflitos armados, perseguições, violação de direitos humanos e desastres ambientais. Perante a pandemia atual, a questão do refúgio ganhou contornos diferenciados, uma vez que a disseminação é mundial e, até agora, tem manifestado ondas de contágio em diversas regiões diferentes do planeta ao mesmo tempo. Trata-se de um cenário que torna evidente a necessidade de cooperação para um trabalho global, capaz de abordar as questões de migração por um viés humanitário.

Pensando nisso, o Sesc São Paulo realiza o bate-papo virtual A questão do refúgio no contexto da pandemia, com a participação de Carlos Daniel Escalona Barroso, jornalista pela Universidade Bicentenaria de Aragua (UBA), de Caracas (Venezuela) que vive em situação de refúgio no Brasil, Camila Sombra, associada de Soluções Duradouras do Escritório do ACNUR em São Paulo, doutora em Direitos Humanos pela USP e Victor Del Vecchio, advogado e mestrando pela USP, atuou como consultor jurídico da ONU Migração (OIM) e é membro do ProMigra - Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes da USP. Mediação por Ioná Damiana, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

O debate traz questões centrais para os refugiados no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, e as projeções que se assinalam para os trabalhos futuros nesse âmbito.

 

Carlos Daniel Escalona | Camila Sombra | Victor Del Vecchio

 

O encontro acontece no dia 20 de junho, às 16h, no canal do Youtube do Sesc SP, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado.

 

Em atenção à necessidade de distanciamento social, as ações de intercâmbio cultural e de promoção de direitos nesse âmbito vêm sendo realizadas nas redes e plataformas digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades da capital, interior e litoral.

Para conhecer um pouco mais do trabalho do Sesc nesse âmbito, clique aqui, ou acesse: sescsp.org.br/culturas_emtransito

_________

Sesc Ideias

Ação do Sesc São Paulo, que abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção das questões do contemporâneo, daquilo que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. Assista em youtube.com/sescsp.

A ação se soma às atividades que vêm sendo realizadas para manter a missão educativa do Sesc ativa na internet, no período em que as unidades permanecem fechadas para prevenção ao coronavírus. Fique #EmCasaComSesc e acompanhe o portal, as redes sociais do @SescSP e das unidades.