Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Caravanas por Orquestra Mundana Refugi


Desde 1995, com a assinatura do convênio entre Sesc/Senac e Caritas/ACNUR, o Sesc desenvolve atividades socioculturais e educacionais, incluindo o Curso de Português para Refugiados e a emissão da Matrícula de Interesse Social (MIS), estendidas a todos os refugiados e solicitantes de refúgio residentes no Estado de São Paulo.

Uma dessas iniciativas institucionais do regional de São Paulo foi o Projeto Refugi, realizado em 2017 no Sesc Consolação, que recebeu e acolheu dezenas de refugiados e imigrantes em oficinas de música e dança, debates, encontros e concertos e apresentações. A proposta teve como idealizadores o multi-instrumentista Carlinhos Antunes, então diretor musical da Orquestra Mundana, cuja identidade sonora já era multicultural, e a assistente social e historiadora Cleo Miranda.

Dessa experiência de construir sintonias entre culturas originais tão diversas, e da sensibilização para a questão do refúgio, nasceu a Orquestra Mundana Refugi, com músicos vindos da Síria, Palestina, Congo, Guiné, Irã, França, China e Cuba, além dos anfitriões brasileiros. Juntos há três anos, levam ao público releituras de temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo, Tunísia e Brasil, além de composições autorais.

Perante o necessário distanciamento físico pela pandemia de Covid-19, os músicos apresentam um videoclipe com o arranjo para o tema Caravanas, de Chico Buarque, como homenagem ao Dia Mundial do Refugiado. Trata-se de uma forma de lembrar que não há fronteiras quando há um desejo de união em torno de uma construção coletiva maior.

 

Para ouvir o álbum ao vivo da Orquestra Mundana Refugi gravado em 2017 pelo Selo Sesc, clique aqui.

--

Para conhecer mais o trabalho do Sesc nesse âmbito, clique aqui, ou acesse: sescsp.org.br/culturas_emtransito.