Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

“Yoga, um ‘estilo de vida’ ou também um ‘estado da mente’”

A prática pode ser feita por todas as pessoas, realizando adaptações conforme as suas necessidades.
A prática pode ser feita por todas as pessoas, realizando adaptações conforme as suas necessidades.

Por Thabata Ventura e Lara Dias*

No dia 21 de junho é celebrado o Dia Internacional do Yoga, uma data homologada pelas Nações Unidas – ONU em 2014. 

Mais do que um dia a ser lembrado, é a oportunidade de refletir sobre a importância da prática que traz benefícios físicos, mentais e sociais para diferentes tipos de pessoas, principalmente com os desafios pelos quais estamos passando, no contexto atual de pandemia. Esse momento também pode ser uma oportunidade para ampliar o acesso a prática.

Foi após uma viagem à Índia que o Yoga chegou ao Brasil, por meio de vários professores que trouxeram na bagagem sua cultura e um conjunto de diferentes técnicas. Entre elas, o Hatha Yoga, um método antigo e tradicional e precursor dos demais métodos contemporâneos. O professor Marcos Rojo, uma das referências atuais dessa tradição, resume: “Yoga é um ‘estilo de vida’ ou também um ‘estado da mente’”.

O número de pessoas que procuram a prática tem crescido, já que além de melhorar capacidades físicas como flexibilidade, força e equilíbrio, a atividade contínua proporciona benefícios no controle do estresse e da ansiedade, assim como na concentração e na autopercepção.

Quem tem esta prática corporal em sua rotina percebe que cada etapa conduz para diferentes experiências. O Hatha Yoga, conhecido como Ashtanga, proposto por Patânjali, compõe oito etapas: Yamas e Nyamas que envolve ética e valores; os Ásanas  as posturas que devem ser executadas com permanência e conforto; Pranayamas os exercícios de controle respiratório; Pratyahara as práticas dos sentidos; Dharana as práticas de concentração; Dhyana as práticas meditativas e Samadhi meditação profunda, conhecido como estado de unidade.

Apesar da complexidade, o Yoga é uma prática que pode ser feita por todas as pessoas, para tanto, é importante realizar as adaptações conforme as suas necessidades, e acima de tudo, respeitando os seus limites.

Diversos conteúdos relacionados ao Yoga - como aulas práticas, dicas e orientações teóricas - são compartilhados nos perfis do Sesc São Paulo nas redes sociais,  além do perfil no Instagram @esportesescsp dedicado a aulas de atividades físicas e esportivas, que sempre apresenta vídeo-aulas e aulas ao vivo elaboradas pela equipe de educadores e educadoras da área físico-esportiva. Para saber mais e realizar aulas completas, acesse os perfis ou procure pela hashtag #yogaesescsp.

*Thabata Ventura é educadora de atividades fisicoesportivas do Sesc Santo Amaro, Mestre em Ciências do Envelhecimento e Formada em Yoga e Yogaterapia pela Humaniversidade Holística.
Lara Dias é monitora de esportes do Sesc 24 de Maio, responsável pelo Programa de Práticas Corporais. Possui formação internacional de yoga pelo IEPY - Instituto de Estudos e Pesquisa em Yoga.