Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esportes e atividades físicas para todos: Vai começar a Semana MOVE 2019!

Foto: Evelson de Freitas
Foto: Evelson de Freitas

A ação ocorre simultaneamente em 13 países da América Latina com o objetivo de estimular as pessoas para a prática permanente de atividades físicas e esportivas. Em São Paulo, destaque para as pedaladas pela cidade, a apresentação da pesquisa Viver em São Paulo: Esporte e Lazer, a ocupação de espaços públicos e a participação de atletas.

Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a Semana Move chega à sua 7ª edição. O objetivo é sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas. Em 2019, a Semana Move conta com mais de 800 atividades como apresentações esportivas, aulas abertas, bate-papos, competições, corridas, oficinas, passeios ciclísticos e vivências, nas unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo, além de ocupar espaços públicos. 

Desde 2015, a ação é realizada na América Latina, com apoio da ISCA – International Sports and Culture Association, e com a participação simultânea dos países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela

Também integram a programação atividades desenvolvidas por mais de cinquenta movedores, de indivíduos a organizações, que acreditam ser possível, por meio de uma ação conjunta, ampliar o número de praticantes de atividades físico-esportivas de maneira regular.  

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO NA GRANDE SÃO PAULO

Na semana que propõe descobertas e mudanças para uma vida mais ativa, os hábitos esportivos e de lazer dos paulistanos ganham destaque com a apresentação da pesquisa Viver em São Paulo: Esporte e Lazer, realizada pelo IBOPE, em uma parceria do Sesc com a Rede Nossa São Paulo, que acontecerá no dia 25 de setembro, no Sesc Vila Mariana.

A Pedalada Noturna MOVE Brasil abre oficialmente a programação, partindo do Sesc Pinheiros passando por alguns dos cartões postais da cidade como o MASP, Estádio do Pacaembu e Avenida Paulista. O Pedal Belém: Passeio Noturno, coordenado pelo Sesc Belenzinho, apresenta a Zona Leste sobre duas rodas, já a Bicicletada, que vai do Sesc Carmo até o Sesc Parque Dom Pedro II, e a Pedalada Poética, organizada pelo Sesc 24 de Maio, sugerem olhares diferentes para o centro da cidade. Quem ainda não sabe andar de bicicleta, pode Aprender a Pedalar no Sesc Itaquera. Mas para quem prefere explorar as ruas a pé, a unidade Bom Retiro convida para Caminhada Sensorial pelo bairro e o Sesc Guarulhos para uma Caminhada Sustentável, com recolhimento de resíduos na região da unidade. 

Foto: Matheus José Maria 

 

Ultrapassando os muros do Sesc, atividades como a vivência de Golf Vertical no Metrô Campo Limpo, a Canoagem na Represa Billings, organizada pelo Sesc Santo André, a Ocupação Urbana Esportiva em Heliópolis, desenvolvida pelo Sesc Ipiranga, o Tênis de Mesa na Praça do Comerciário, organizado pela unidade Interlagos, e o Circuito Esporte Criança, que o Sesc São Caetano realiza no Parque Chico Mendes, proporcionam outras maneiras de ocupar espaços da cidade. 

Dentro das unidades, além das vivências, bate-papos e aulas abertas, algumas instalações foram adaptadas para exploração de determinadas modalidades esportivas, como é o caso do Sesc Consolação, com Arena de Skate, do Pompeia com o Ringue Aberto, e do Avenida Paulista, a Arena Paralímpica. Outras atividades que ganham força neste período são os festivais e torneios como os de Tênis, Pebolim e Voleibol no Sesc Santo Amaro, de Triatlo Indoor, no Santana e o Quartetos de Vôlei de Areia no Sesc Osasco que incentivam práticas coletivas. 


Foto: Moises Nascimento
 

Atletas como Diego Hypólito (ginástica artística), Fabiana Murer (salto com vara), Fernando Fernandes (paracanoagem), Flávio Canto e Rafaela Silva (judô), Fofão, Nalbert e Paula Pequeno (vôlei), Janeth Arcain, Magic Paula e Rafael Bábby (basquete), Poliana Okimoto (natação) e Solonei Silva (maratona) também marcam presença na programação, compartilhando suas experiências e muitas vezes convidando o público para aprender com eles.

Além da programação oferecida pelo Sesc, os movedores, parceiros nessa ação, também promovem atividades em suas comunidades.

Veja a programação completa e separe espaço na agenda.