Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ações permanentes permitem aprendizado e troca de experiências entre os idosos no Sesc Sorocaba

Maria José durante a confecção do seu retrato (Foto: Mirella Ghiraldi/Sesc)
Maria José durante a confecção do seu retrato (Foto: Mirella Ghiraldi/Sesc)

O Ponto de Encontro, realizado todos os meses no Sesc Sorocaba, é o passo inicial de acolhimento aos idosos que participam das atividades realizadas pelo TSI (Trabalho Social com Idoso) e que frequentam a unidade.

Com uma programação diversa, que envolve as linguagens artísticas, desenvolvimento corporal e discussões acerca da sociedade e atualidades, os idosos têm à sua disposição um leque de oportunidades de aprendizagem e de troca de experiências. Mensalmente, são realizados cursos, oficinas, bate-papos, vivências, passeios e muitas outras ações, pensadas especialmente para este público.

Ponto de Encontro de agosto (Foto: Lilian Ambar/Sesc)

Em agosto, uma série de atividades realizadas pela arquiteta e artista plástica Renata Bueno marcou a programação. Em diversos encontros, enquanto ouvia as histórias dos idosos, Renata produzia desenhos que resultaram em uma exposição em cartaz na unidade até o dia 21 de setembro. Houve ainda um workshop, em que os participantes criaram desenhos e monotipia em uma dinâmica lúdica.

Eu vi me parecida com meu pai”, relata Maria José O. Gildo, uma das retratadas pela artista plástica. Ela diz que adorou a experiência e que gosta muito da programação voltada para os idosos, especialmente as de teatro e cinema.

Maria José durante sua primeira experiência como modelo (Foto: Mirella Ghilraldi/Sesc)

Ferdinando Pinto de Oliveira, que também ganhou um retrato seu, ficou muito feliz com a participação. “Agora terei um programa aos fins de semana: vir ao Sesc para ver meu retrato na exposição”, destaca.


Ferdinando durante a confecção seu retrato (Foto: Mirella Ghiraldi/Sesc)

Os idosos puderam ainda conferir a exibição do documentário “Superidosos”, que aborda o envelhecimento da população com qualidade de vida, e conta com uma entrevista especial do Dr. Dráuzio Varella. E também a exibição do espetáculo “Romeu e Julieta 80”, em que um casal de atores na faixa de 80 anos interpreta o casal do clássico de Shakespeare.

Romeu e Julieta 80 (Foto: Mirella Ghiraldi/Sesc)

Em setembro, haverá mais ações para este público. Entre os destaques estão: um curso de documentário “O amor entre idosos”, que aproxima o participante da tecnologia audiovisual e mostra como pode ser utilizada de forma simples e acessível em qualquer idade; uma oficina de dança acompanhada de música ao vivo; um curso de canto-coral com uma educadora musical; e uma vivência em Tambores Flow.

Livia Vertuan, responsável pelo programação do TSI, destaca que a grade da programação é composta, em sua maioria, por atividades que contemplam os desejos dos idosos, além, é claro, de outras que são propostas com o intuito de trazer novas experiências para quem já frequenta e para quem está vindo pela primeira vez.

Exposição Infinitos Espelhos, em cartaz até 21/9 (Foto: Mirella Ghiraldi/Sesc)

É no Ponto de Encontro (que acontece sempre na última sexta-feira do mês) que há uma troca muito importante com os frequentadores. Este é o nosso momento de escuta, para que a gente possa entender quais são os anseios e propor outras possibilidades de atividades. Todas e todos são bem-vindos neste grupo, a única condição é ter mais de 60 anos!", finaliza.

Confira a programação completa aqui.