Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As janelas do Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia

Das quadras do Conjunto Esportivo, é possível ver a cidade através de um enquandramento peculiar. As janelas, ou melhor dizendo, as crateras que rompem o duro concreto das paredes do edifício compõem um cenário estranho para os padrões arquitetônicos da cidade de São Paulo. São essas características que fazem da arquitetura do Conjunto algo tão especial.

Com desenhos que lembram as profundezas da terra, as janelas do bloco das quadras servem como entrada para os ventos que entrepassam o edifício. Os enormes buracos criam uma conexão direta entre o interior, preenchido pelas atividades esportivas e de lazer, e o clima exterior. Essa foi a ideia da arquiteta Lina Bo Bardi: possibilitar que o sol, a chuva e o vento invadissem as quadras e tornassem as atividades, ali praticadas, uma forma de reencontro do ser humano com a natureza, mesmo que seu projeto não se encaixasse no que era considerado “belo”.

Para Lina, é exatamente essa fuga dos padrões estéticos que faz da Cidadela da Liberdade um lugar atemporal, já que o que é considerado “beleza", em sua visão, é algo que se modifica com o passar do tempo. Quando viva, costumava responder, “nunca procurei a beleza, mas sim a poesia”, quando questionada sobre seus trabalhos. 

Dê uma olhada neste vídeo e confira mais sobre as janelas do Conjunto Esportivo.

---

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia)so de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.