Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A chaminé da Fábrica do Sesc Pompeia

Antes de ser inaugurado o Sesc Pompeia, em nosso espaço funcionava uma fábrica. A fábrica foi construída em 1938 pela firma alemã Mauser & Cia. Ltda. Em 1945, a Indústria Brasileira de Embalagens - Ibesa, fabricante de tambores, comprou-a. Depois, instalou por aqui a Gelomatic, uma indústria de geladeiras a querosene.

Quando a equipe liderada pela arquiteta Lina Bo Bardi se debruçou sobre o espaço na década de 70 para readequá-lo e requalificá-lo, criando o Sesc Pompeia, teve a preocupação de dar uma perspectiva contemporânea à antiga fábrica, sem deixar de valorizar os elementos de sua memória. Nesse sentido, uma das buscas foi dar protagonismo à chaminé, elemento arquitetônico tão característico de fábricas. Só que, em nosso caso, a chaminé ganharia uma nova função: a de caixa d'água. Neste vídeo, confira como essa chaminé do Sesc Pompeia foi pensada e construída.



--

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia) so de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.