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Ética, educação e cultura digital
Por Mauricio Trindade*
O Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate tem procurado enfocar os principais temas que emergem contemporaneamente dessa complexa tríade, que é inextricável, já que as três áreas formam a base sobre a qual ocorre o conhecer e o agir humano. No encontro desta terça-feira, discute-se a ética tendo como foco as transformações tecnológicas que impactam a vida humana.
Por um lado, a questão das inteligências artificiais, e seu alcance e limite, é abordada por Caitlin Mulholland, que tratará dos danos e vieses existentes e as necessárias medidas de regulação ética na aplicação dessa tecnologia, já tão em voga em celulares e sistemas de auto-atendimento.
Por outro lado, Antonio Valverde, por meio de uma abordagem filosófica, procura mostrar como a nossa civilização tecnológica tem causado efeito sobre a vida na terra, extraindo desse impacto uma discussão sobre a ética da responsabilidade a partir das ideias do filósofo alemão Hans Jonas.
Nos dois casos, a ética surge como uma instância necessária para regrar, ou limitar, o poder tecnológico humano instrumentalizado.
O mesmo poder que pode construir e destruir, e que, paradoxalmente, pode também abrir novos horizontes utópicos, como veremos nas apresentações deste Ciclo.
*Mauricio Trindade é Gerente Adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
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A abertura da 3ª Edição do Ciclo Cultura Educação e Tecnologia em debate será na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, às 10h no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
As inscrições podem ser feitas através do site da unidade, ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo.