Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema e bate-papo sobre direitos humanos e grupos minorizados no Sesc 24 de Maio

Despertar olhos, ouvidos e mentes para assuntos comumente relegados apenas às “minorias” pode ser uma excelente maneira de provocar a reflexão e ressignificar a convivência em sociedade. Essa é a proposta do Cine Direitos Humanos, que exibe cinco filmes com diferentes temáticas entre os meses de fevereiro e junho, no Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo.

Encarceramento, vida indígena, feminismo, homofobia, negritude e favelas são os temas eleitos para a primeira edição do projeto, que é fruto de uma parceria entre a Conectas - Direitos Humanos, a Vitrine Filmes e o Sesc 24 de Maio.

Além de conferir a película, adoradores da sétima arte participam de um bate-papo encabeçado por um convidado ligado à temática do filme após o final de cada sessão. Nessa troca de ideias, os participantes debatem as variadas nuances do assunto colocado em tela.

A exibição do longa ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, por exemplo, aborda as barreiras enfrentadas por pessoas portadoras de deficiências físicas e pela comunidade LGBTQ+. Já o documentário ‘As Hiper Mulheres’, registra o Jamurikumalu – maior ritual feminino do Alto Xingu, no Mato Grosso.

As outras películas que fazem parte da programação são ‘A Nação Que Não Esperou Por Deus’, ‘Branco Sai, Preto Fica’ e ‘Corpo Delito’. Esse último inaugura a série de filmes no dia 27 de fevereiro, às 18h30.

Abertas a todos os públicos, as sessões do Cine Direitos Humanos são realizadas nas últimas quartas-feiras de cada mês, sempre às 18h30. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de os projetores declararem o início da sessão.

Cada sessão será precedida pela exibição de filmes do Mobile Film Festival/Stand up 4 Human Rights, produções de um minuto realizadas com celular por pessoas do mundo inteiro. O projeto, lançado em 2018 em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que conta com 51 obras, é fruto de uma parceria entre o Youtube Creators for Change e a Agência da ONU  para Direitos Humanos.

Confira a programação e não perca!

Programação Cine Direitos Humanos

27/02 – Corpo Delito
Direção de Pedro Rocha. Bate-papo com o advogado, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Henrique Apolinário.

27/3 – As Hiper Mulheres
Direção de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro. Convidado do bate-papo a confirmar.

24/4 – A nação que não esperou por Deus
Direção Lucia Murat, Rodrigo Hinrichsen. Convidado do bate-papo a confirmar.

29/5 – Branco sai, Preto fica
Direção Adirley Queirós. Convidado do bate-papo a confirmar.

26/6 – Hoje eu quero voltar sozinho
Direção Adirley Queirós. Convidado do bate-papo a confirmar.