Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

9 curiosidades sobre a evolução da odontologia

As inscrições para se candidatar ao tratamento odontológico no Sesc estão se aproximando e, inspirados por isso, investigamos detalhes que só os profissionais da área conhecem, além de algumas curiosidades históricas que mostram o quanto a tecnologia mudou o jeito de cuidar da saúde bucal.

 

1 -  Ir ao dentista na década de 1910 significava ir a um lugar mais ou menos assim:

Foto: Museu de Odontologia de São Paulo

 

2 - Esse consultório antigo, com tapete e poltrona de camurça verde, pode até ter seu charme, mas com o tempo foi se aprofundando o conhecimento técnico na área, e cada vez mais os espaços passaram a ser pensados pelo viés da biossegurança, ou seja, visando minimizar os riscos de contaminação para as pessoas e para o meio ambiente. Nas clínicas do Sesc, esses cuidados começam desde o planejamento. Por exemplo, no momento de se projetar o espaço, são definidas áreas de circulação diferentes para os profissionais e para os pacientes, o que deixa o ambiente mais seguro para todos.


Esta é a clínica odontológica do Sesc Belenzinho.

 

3 - Nas clínicas odontológicas, para verificar se os equipamentos responsáveis pela esterilização estão 100%, toda semana uma ampola com uma bactéria super resistente ao calor é esterilizada juntamente com os instrumentos. Depois, é feita uma análise biológica para acompanhar seu crescimento. Se ela não se proliferar, significa que o processo está acontecendo do jeito certo.

 

4 - As radiografias são recursos importantes para o trabalho da odontologia, porém em sua forma tradicional elas geram resíduos perigosos para o meio ambiente. Isso acontece na revelação dos filmes radiográficos, que possuem uma película de chumbo descartável e precisam de substâncias químicas para sua revelação. No Sesc SP, todos os aparelhos de Raio-X são digitais, ou seja, transmitem a imagem diretamente para o computador, eliminando os resíduos e o risco de contaminação.


Sorria :D

5 -  Mesmo com o uso das tecnologias mais seguras e com todos os cuidados, como o uso do avental de chumbo para proteger os pacientes na hora da radiografia, como as clínicas odontológicas são ambientes em que há equipamentos de Raio-X, os profissionais podem acabar sendo expostos a alguma quantidade de radiação. Por isso, os dentistas e auxiliares que trabalham no espaço usam um dosímetro. Trata-se de um pequeno sensor acoplado à roupa que mede o nível da radiação recebida pela pessoa. Este número é acompanhado periodicamente para monitorar se os níveis estão seguros.

 

6 - Além de artista, inventor, arquiteto e engenheiro, Leonardo Da Vinci também foi um dos primeiros a fazer desenhos fiéis da anatomia do corpo humano. Ele é responsável pelos mais detalhados desenhos antigos da cabeça e boca que se conhece, realizados por volta do ano de 1500. Por isso, ele é considerado um precursor da anatomia, umas das disciplinas que faz parte da formação dos dentistas.



Olha esse nível de detalhes!

 

7 - Hoje, no Sesc, todas as restaurações são feitas com uma resina que tem a mesma cor do dente. Sabe por quê? As restaurações prateadas são feitas com um material chamado amálgama de prata, que tem mercúrio em sua composição. O uso desse material sempre gera algum resíduo, que deve passar por muitas etapas de tratamento para reduzir seu impacto na natureza. Já o descarte da resina é mais simples e seguro para o meio ambiente.

 

8 -Tiradentes, célebre personagem da história brasileira, tinha este apelido por também trabalhar como uma espécie de dentista de sua época, anos antes da palavra ser oficialmente utilizada no país. Entre suas atividades, ele esculpia próteses em marfim ou ossos de boi para substituir dentes perdidos.

 

9 - Os processos pra se fazer próteses dentárias também evoluíram muito. Em algumas unidades do Sesc, já se trabalha com um scanner que gera um arquivo com as medidas exatas do dente que a receberá substituindo a necessidade de um molde. Este arquivo é enviado para laboratórios especializados que esculpem a prótese do dente em uma máquina, com toda a precisão e sem nenhum trabalho manual.


Saindo um dente sob medida!

**

As inscrições para o tratamento odontológico em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo estarão abertas De 13 (a partir das 12h) a 20 de março de 2019. Neste periodo será possível indicar também o futuro Sesc Guarulhos e o Sesc Campo Limpo entre as opções de unidades para tratamento. Informações completas aqui.

O tratamento odontológico é exclusivo para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com a Credencial Plena válida no estado de São Paulo. Saiba como fazer a sua aqui.