Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que você está lendo hoje?

Nas estantes, olhos atentos percorrem os títulos. As mãos puxam um e outro, escolhem, folheiam, devolvem. Algum silêncio, alguns cochichos e o som das folhas dos livros virando, dos jornais dobrando. A concentração é grande e, aqui e ali, tem um tantinho de sono também.

Dê licença um minutinho, estamos entrando nos Espaços de Leitura, Bibliosescs e Bibliotecas do Sesc. Longe de nós querer atrapalhar a leitura, mas é que a curiosidade é grande! Queremos saber: o que você está lendo hoje?


Patrícia Cintra, 39 anos, no Sesc Birigui.

"Eu sou uma frequentadora assídua, adoro a biblioteca. Aqui pude compartilhar afetos que levarei para toda vida. Escolhi o Sapiens: Uma breve história da humanidade. [...] Motivos para lê-lo são muitos. Um deles é que a obra foi integrada na programação do Clube do Livro, realizado aqui no Sesc Birigui, do qual faço parte. Além de ser um best-seller de sucesso que, inclusive, resultou no contato entre líderes nacionais e o autor, Yuval Harari, para pedir orientações acerca de decisões políticas a serem tomadas. Logo, este livro tem o poder de influenciar os rumos de uma nação. Fascinante, não?"

Patrícia até separou um trechinho do livro:

 “Os sapiens não saíam apenas à procura de alimentos e materiais. Também saíam à procura de conhecimento”.


Carla Cristina Dias dos Santos, 31 anos, e Júlia Helena Parisqui dos Santos, 1 ano e 8 meses, no Sesc Birigui.

"Tudo começou com as atividades lúdicas que promovia em casa, para ela se familiarizar com os desenhos, figuras e diversas formas de texto. Com 7 meses, comecei a trazê-la ao espaço, e aconteceu uma coisa inusitada: sempre que chegávamos na biblioteca, ela ia até a estante de livros infantis e escolhia as obras que trabalhamos em casa.

O preferido da Júlia é o Orie, da autora Lucia Hiratsuka. As ilustrações parecem que acabaram de serem produzidas, com traços caseiros, feitos à lápis. Além disso, o papel impresso lembra uma folha de caderno comum. Acho que esse é o motivo dela se familiarizar tanto: o livro lembra os desenhos que fazemos em casa, juntas."


Rita de Cássia A. Cordeiro, no Sesc Vila Mariana

"Não conhecia o espaço de leitura até a semana passada, apesar de frequentar a unidade. Eu estava procurando um lugar silencioso em nossa cidade, bastante barulhenta. Estou lendo um livro de memórias: Fragmentos de uma Vida, de Anna Veronica Mautner. A autora é uma psicanalista e, neste trecho em que estou, ela diz que veio da Hungria com 3 anos, os pais eram cabeleireiros e contavam para ela as histórias que ouviam dos clientes. Então ela está falando da importância desse trabalho de escuta."


Samia Cristina Schiller, no Sesc Vila Mariana.

Frequentadora da unidade desde que se mudou para a vizinhança, há 14 anos, Samia vem sempre ao espaço de Leitura. Desta vez, ela lia os 50 contos de Machado de Assis. Ou melhor: relia, à procura de um conto específico. Aqui ela mostra seu trecho favorito de "O Segredo do Bonzo". Escuta só:


"Haveis de entender, começou ele, que a virtude e o saber têm duas existências paralelas, uma no sujeito que as possui, outra no espírito dos que o ouvem ou contemplam. Se puserdes as mais sublimes virtudes e os mais profundos conhecimentos em um sujeito solitário, remoto de todo contato com outros homens, é como se eles não existissem."


Rogério Cerqueira Queiroz, no Sesc Santana

Frequentador assíduo do Espaço de Leitura, Rogério costuma aproveitar os fins de semana para por as notícias em dia. Entre as dezenas de revistas disponíveis na unidade - como Saúde, Claudia, Piauí, Exame, Carta Capital -, ele passeia por assuntos bem variados, de cultura à política, e faz questão de recomendar a todos: “O Espaço de Leitura proporciona diversidade e riqueza de informações para formação de opinião própria sobre os mais diversos assuntos da atualidade”.



Inspirou-se para ler também?
Nos Espaços de Leitura, Bibliosescs nas Bibliotecas do Sesc sempre tem um livro esperando para ser o escolhido do dia. Vem encontrar o seu! Saiba mais aqui.
 

E para quem quer se aprofundar no tema, duas publicações das Edições Sesc São Paulo mergulham nesse universo:

- O leitor como metáfora, em que Alberto Manguel decifra as várias encarnações do sujeito que lê.

- A leitura, outra revolução, de María Teresa Andruetto, que traz um registro apaixonado sobre o ato de ler, a partir da compilação de conferências, palestras e textos.