Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#FeitoComAmor | Esportivo do Sesc Avenida Paulista

Práticas Corporais | Foto: Julia Parpulov
Práticas Corporais | Foto: Julia Parpulov

As práticas de atividades físicas e esportivas no Sesc SP visam estimular a ampliação das experiências motoras, assim como conscientizar para a importância da continuidade dessas práticas na vida cotidiana, para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar.

No Sesc Avenida Paulista, são desenvolvidos os  seguintes programas fisico-esportivos:  Ginástica Multifuncional,  Práticas Corporais e Programa Sesc de Esportes.

Ao todo, são três pavimentos especialmente pensados para o esporte e a atividade física:

CORPO I – Voltado às práticas corporais e ao Programa Sesc de Esportes.

CORPO II – Ginástica Multifuncional, cujo diferencial é a tecnologia. Todos os equipamentos e fichas dos alunos estão online.

CORPO III – Pilates, onde  são trabalhados nas aulas consciência corporal, realinhamento, força e  flexibilidade dos alunos e alunas.

No programa de Práticas Corporais, desenvolvemos as aulas de ritmos e técnicas alternativas, como yoga, tai chi chuan, Qi Gong, Danças Circulares entre outras.

No caso da Ginástica Multifuncional, a ideia é estimular as pessoas a executarem tarefas do cotidiano, melhorando suas habilidades, suas capacidades e também suas conexões neurais. São exercícios que aguçam a coordenação, agilidade e outras capacidades físicas num processo constante de aprendizado de movimentos de forma prazeirosa.

No Programa Sesc de Esportes, todas as faixas etárias são contempladas.  Para os adultos, essa área é focada nas atividades de Corrida, Judô e de Ginástica Para Todos.  Para as  pessoas com mais de 60 anos, a atividade de Esporte Para Idosos tem o objetivo de promover e vivenciar diversas modalidades esportivas, já para as crianças de 3 a 6 e 6 a 10 anos, o Programa propõe atividades lúdicas, de socialização e de experimentação de novas habilidades por meio dos gestos esportivos.

 

BRINCAR É MOVIMENTO

Esporte Criança | Foto: Brenda Amaral

 

“Com as crianças, a proposta é trabalhar o brincar. É a nossa principal ferramenta para o desenvolvimento das competências que a criança pode desenvolver motoramente. Além disso, existe um trabalho no campo social e afetivo, para que elas desenvolvam autonomia, relação e conexão - com ela, com o outro, com o espaço, com o material utilizado. Assim, é a partir do brincar que se desenvolvem as habilidades neurais e motoras, sempre de forma lúdica, sobretudo para as crianças de 3 a 6 anos.

Após essa fase, as pequenas e pequenos chegam à faixa etária posterior, dos 6 aos 10 anos, já com a capacidade de entender os jogos e as regras, porque no contexto anterior elas já criaram essa autonomia, essa percepção de espaço, de troca, de relação.

Então a nossa ferramenta principal é o brincar, é a ludicidade. A gente trabalha sempre dentro de uma perspectiva da escuta atenta da criança. Porque às vezes você chega com uma proposta pronta de aula - e no esporte criança de 3 a 6 anos isso é muito visível - onde o que eu planejei não foi aquilo que se realizou. Porque eu preciso também entender como essas crianças chegam, quais as demandas que elas têm.

O trabalho com o esporte considera um planejamento que desenvolva o correr, o saltar, manipular objetos, arremessar, rolar, fazer cambalhota...

E a gente vai evoluindo tudo isso através de uma contação de história, de jogos. E aí, ao longo desse processo, desse planejamento, a gente culmina nesse objetivo maior: o correr, o saltar, o manipular e, finalmente, as crianças aprendem não só as regras de um esporte, mas também a conhecer o próprio corpo e as capacidades motoras.”

Rafaela Cordeiro, educadora de atividade física do Sesc Avenida Paulista.

 

O EXERCÍCIO FÍSICO NA AVENIDA MAIS MOVIMENTADA DA CIDADE

“Na Avenida Paulista temos uma pegada muito urbana, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e uma das principais avenidas de São Paulo. Existe também uma característica muito forte de trabalho, que tem o business em contraponto com a vida cultural.

As práticas esportivas e de atividades físicas na unidade, consideram a necessidade de proporcionar para as pessoas que estão ao redor, possibilidades de momentos de lazer associados ao movimento. "

Rafael Murakawa e Katia Patusso, do núcleo esportivo do Sesc Avenida Paulista.