Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As unidades do Sesc como você nunca viu

Como foi a sua última visita a uma unidade do Sesc? Pode ser que, na pressa para ver um show, dar um mergulho ou ir ao dentista, você tenha deixado de lado uma atração imperdível - e olha que não precisa de ingresso, inscrição, nem Credencial Plena.

Ainda que não se dê conta, você certamente a atravessa, escala seus degraus, toca sua pele. Afinal, é a arquitetura que abre espaço para os espetáculos, para os jogos, as aulas, os cafezinhos, os encontros. E existe um motivo para ela ser tão valorizada:


“Toda ação realizada pelo Sesc tem de ter um caráter educativo: isso vale para a alimentação, as instalações, a limpeza e higiene dos sanitários, por exemplo, para a infraestrutura em geral. A arquitetura tem esse papel. Em primeiro lugar, de proporcionar um ambiente arejado, sadio e adequado, seja no auditório, no teatro, nos consultórios odontológicos, na piscina, e em todas as outras dependências. Em segundo lugar, o caráter educativo: a arquitetura e todos os profissionais que lidam com a questão do espaço na instituição têm de estar imbuídos desse mesmo ponto de vista, capaz de criar ambientes que transmitem às pessoas a sensação de acolhimento, respeito e o valor que isso tem para a vida, a felicidade e o bem estar de cada um - no Sesc e fora dele”.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP

 

Agora, o convite que fazemos é: perceba-a. Você pode se surpreender com os ângulos, as geometrias, os recortes e todas as possibilidades que se abrem em cada detalhe das unidades. Será que você consegue reconhecê-las nas fotografias abaixo? Clique na imagem para girar e desvendar cada canto:


Pra começar, olhe de fora, olhe de longe.
 

 

Foto: Dani Sandrini.

 

 

Foto: Adauto Perin. 

 

Depois, entre devagar, suba suas escadas, suas rampas, cruze as passarelas.

 

Foto: Evelson de Freitas.

 

 

Foto: Gal Oppido.

 

 

Foto: Pedro Vannucchi.
 

Agora aproveite pra olhar pro alto: que formas se formam acima da sua cabeça?

 

 

Foto: Daniel Ducci.

 

 

Foto: Pedro Vannucchi.

 


Não esqueça de olhar para baixo, uma surpresa pode se revelar aos seus pés!
 

 

Foto: Pedro Vannucchi.


Depois de olhar tudo aqui de dentro, procure uma janela, um vão, e repare: qual a moldura ela cria na paisagem da cidade?

 

 

Foto: Yuri Pedro