Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc na Virada Cultural 2015

Programação da Virada é voltada para todos os públicos
Programação da Virada é voltada para todos os públicos

A Virada Cultural acontece nos dias 20 e 21 de junho, serão 24 horas de programação espalhada pela cidade, inclusive nas unidades do Sesc! Promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem o Sesc como parceiro desde sua primeira edição em 2005. As atividades regulares das unidades do Sesc serão mantidas durante o evento e todas tem entrada gratuita.  

____________________________________

Veja aqui a programação completa do Sesc na Virada: www.sescsp.org.br/sescnavirada

____________________________________

E para você não ficar tão indeciso na hora de fazer o seu roteiro, aqui vai algumas sugestões:

 

Centro

Na madrugada de sábado para domingo, 1h, acontece o Vira Bollywood no Sesc Bom Retiro, uma performance com referências ao hinduísmo e à célebre indústria cinematográfica indiana. Além disso, você tem duas oportunidades para ver o show de Naná Vasconcelos! Sábado, 22h30 e domingo, 18h. Inspirando-se nos quatro elementos fundamentais da natureza, água, ar, terra e fogo, o percussionista cria e recria sons e ideias em composições originais.

No Sesc Consolação uma seleção de encontros marca a programação musical: Ana Cañas com participação de Marina Lima no sábado às 21h, Junio Barreto com Siba no sábado às 23h, Marcelo Jeneci e Laura Lavieri, 23h59 e Otto e Baby do Brasil, no domingo, 1h.

O CineSesc apresenta clássicos durante a Virada: Noviça Rebelde, sábado, 18h, abre a programação do cinema. Em seguida, 21h30, tem sessão de Flashdance. Priscila, a Rainha do Deserto segue com a programação às 23h30. O musical Hair é a trilha da madrugada, a partir da 1h30! No domingo, às 11h, a versão original de A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1.971 é a dica para recomeçar a programação da Virada.

Já o Sesc Carmo recebe show da cantora portuguesa Susana Travassos com participação do músico Chico César, no sábado, 21h.

 

Leste

No sábado, 19h30, a peça OE, um solo com dramaturgia inédita inspirada na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro “Jovens de um novo tempo, despertai!” é encenada no Sesc Itaquera. Outro destaque da unidade é o show de João Donato no sábado também, 20h. Neste show comemorativo, Donato mostra as canções que criaram uma conexão musical forte entre o Brasil e o Japão.

A piscina do Sesc Belenzinho se transforma em um grande espelho na instalação Narciso do coletivo Visualfarm, a ação acontece das 18h do sábado até às 2h do domingo. A partir das 23h também acontece na unidade a Tag Session, grafite digital com o grupo Lavoura. E às 21h30 do sábado, Karina Buhr interpreta na íntegra o disco homônimo do grupo Secos & Molhados que marcou a história da música brasileira com a capa antropofágica (eleita por muitos como a melhor de todos os tempos) e sucessos como “Sangue Latino”, “O Vira”, “Rosa de Hiroshima”, entre outros.


Karina Buhr interpreta Secos e Molhados. Foto: Divulgação

Sul

No Sesc Campo Limpo o clima é de festa junina com show de Renato Teixeira, sábado, às 20h. Renato apresenta os grandes sucessos de sua carreira, como “Romaria”, “Frete”, “Tocando em Frente”, “Amanheceu”, entre outros, numa apresentação caipira e original, além dos hits da música folk e a caipira nacional que complementam o repertório. Domingo, a partir das 13h a dupla caipira Tonico e Tinoco será homenageada por Wilson Teixeira. O violeiro faz uma viagem no tempo, recordando canções dos primeiros LP’s e grandes sucessos como Tristeza Do Jeca, Chico Mineiro, Beijinho Doce, Cavalo Preto e Mourão da Porteira, além de recordar causos e fatos curiosos da dupla conhecida como dupla ‘Coração do Brasil’. Wilson Teixeira é acompanhado por Vinícius Bini (contrabaixo), Walter Bini (violão).

Domingo, dia 20, às 18h, no Sesc Vila Mariana, o filme Highlander, um dos clássicos da ficção científica, ganha uma nova trilha sonora criada e executada ao vivo pela  Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), grupo que funde a música jamaicana de raiz (ska, rocksteady e early reggae) com clássicos da música brasileira. 

O Sesc Interlagos apresenta Chico Teixeira no sábado, 18h, e Almir Sater no domingo, a partir das 16h. E antes do show do domingo, às 14h, o espetáculo Espaços Invisíveis na Rua, inspirado no filme "O Lamento da Imperatriz" de Pina Baush, e no livro "As Cidades Invisíveis" de Ítalo Calvino, é encenado pela Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros.

O espetáculo Avarandado com a Cia. Nau de Ícaros ocupa a fachada da unidade de Santo Amaro no sábado, 20h e no domingo, 17h. Com forte referência na cultura popular brasileira, o espetáculo transforma sons, ritmos e passos da cultura popular brasileira a partir da técnica com cordas de alpinismo e de um novo estado físico corporal. 

Sábado, 18h, no Sesc Ipiranga o universo de Tom Waits e Carlos Careqa se cruzam no show Por um Pouco de Veneno. Para se aproximar do clima e de sonoridades próprias de Waits, Careqa chamou os parceiros de outras viagens, Márcio Nigro e Mário Manga, para os arranjos e a produção musical. A banda traz, além de Manga (cello e guitarras) e Nigro (guitarras e baixo), Tiago Costa (piano) e Claudio Tchernev (bateria). O sentido da vida, memórias do passado, a busca do prazer, a imobilidade e a impossibilidade de ir além dos limites que são impostos pela circunstância são temas da peça DentroFora do norte-americano Paul Auster. O espetáculo será encenada no sábado, 21h30, também no Ipiranga.


A peça DentroFora escrita por Paul Auster é encenada no Ipiranga. Foto: Divulgação

 

Oeste


No sábado, a partir das 22h até às 2h o palco do Teatro do Sesc Pompeia se transforma na pista de dança de uma boate na qual acontece uma balada com duração de 4 horas, é a Gaiola das Divas. Ao longo da noite, atores, bailarinos, DJs e transformistas assumem atitudes performáticas inspiradas no grupo de teatro e dança Dzi Croquetes, ao som de música eletrônica. E na Choperia Jonnatta Doll e os Garotos Solventes interpretam David Bowie e André Frateschi apresenta seu show "Heroes", que passeia pelo repertório de David Bowie, sábado 21h30. Logo após, Jonny Hooker e Thiago Pethit apresentam seus repertórios autorais e também para se juntam um encontro performático. No domingo, 18h, o show Na Contramão com Jards Macalé, Walter Franco e Isca de Polícia encerra a Virada no Pompeia. O show, que traz representantes da música anticomercial, inovadores e provocadores naturais, traz no repertório composições de Itamar Assumpção e músicas próprias dos artistas.

No Sesc Pinheiros, o espetáculo MundoMudo com direção de Georgette Fadel é encenado no sábado, 20h30. A peça investiga a relação cultural entre o velho e o novo por meio dos valores difundidos na sociedade contemporânea. Dois shows dos Paralamas do Sucesso, sábado, às 23h e domingo, às 18h, comemoram trinta anos de carreira e revisitam os sucessos que marcaram a trajetória da banda. Outro destaque que acontece no palco da unidade é o show da banda Cidadão Instigado: no sábado, 20h, a banda apresenta um repertório especialmente produzido para a Virada Cultural, com os principais nomes da psicodelia e do rock progressivo, passando por bandas como Pink Floyd, Jethro Thull, Grateful Dead, Marconi Notaro, Zé Ramalho e Mutantes.


Paralamas do Sucesso no Sesc Pinheiros. Foto: Divulgação

 

Norte

O Jazz na Kombi estaciona no Sesc Santana a partir das 19h30 do sábado junto com a banda Chaiss na Mala e O Menor Sarau do Mundo! Uma Kombi customizada abre suas portas para transformar-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores, abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, intervenções poéticas e outras manifestações artísticas de rua. 
 

Retirada de ingressos

A retirada antecipada de ingressos é necessária para apresentações que ocorrem em  espaços fechados no Sesc, conforme a capacidade de cada local. Para participar, basta retirar os ingressos nas bilheterias do Sesc SP a partir das 17h do Sábado, 20/06. Os filmes exibidos no CineSesc terão os ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Espetáculos adultos: dois ingressos por apresentação, para até três apresentações
Espetáculos Infantis: quatro ingressos por apresentação, para até três apresentações

O Sesc quer conhecer melhor o seu público

Se você possui Cartão de Matrícula/Credencial do Sesc traga-o com você.