Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma revoada invade o Sesc Santo Amaro

Imagine uma paisagem, na qual se destaca um grande espelho d’água. A manhã chegou e os reflexos do sol tingem a superfície líquida. De quando em quando, um pequeno passarinho avança, percorrendo o chão a passos curtos e rápidos, e toca a superfície. Aos poucos, um pequeno grupo deles se reúne, alguns chegando pelas beiradas da água, outros se sustentando em objetos flutuantes e galhos. Todos começam, então, um ritual de banhar-se, espirrando água, em grande festa. As pequenas patas movem-se com agilidade, como em um movimento de uma atribulada lavadeira, dando conta das roupas na beirada do rio.

É com essa imagem que Efrain Almeida brinda o público do Sesc Santo Amaro, em sua nova mostra individual inédita: Lavadeirinha.

Efrain Almeida de Melo, nascido em Boa Viagem, berço de lindas praias cearenses, é escultor. Suas obras constantemente estão carregadas de lirismo, abordando temas como corpo, sexualidade, religião e natureza.

O pássaro não tem sentido do pássaro em si, mas do que ele significa. É um pássaro que tem características especiais e eu o escolhi exatamente por causa dessas características, das histórias do pássaro, das mitologias em torno dele”, conta, sobre a inspiração para a obra. “Quando a gente veio em uma primeira visita [ao Sesc Santo Amaro], a gente percebeu essa situação especial de aquário, e aí tem a piscina, tem a presença da água, tem a história de Santo Amaro, que recebe os migrantes nordestinos. Esse pássaro, de certa maneira, também é um migrante, pois ele é originalmente do nordeste”.

O trabalho dele contempla temas da arte contemporânea e de técnicas do artesanato, utilizando madeira e tecido como base para a composição das peças. Na mostra Lavadeirinha, ele introduz também o uso de metal. O material escolhido foi o bronze, que, apesar da aparente dureza metálica, é maleável e garante a delicadeza necessária para as esculturas das pequenas aves, confeccionadas em tamanho real, seguindo escala 1:1.

O artista concedeu uma entrevista à nossa equipe, acompanhado pelo curador da exposição, Marcelo Campos. Além de falar sobre o processo de concepção da exposição, pensada a partir da estrutura arquitetônica do Sesc Santo Amaro e das inspirações para os passarinhos, ele conta algumas curiosidades do processo de produção dos elementos da obra e do formato da exposição.

A exposição Lavadeirinha, de Efrain Almeida, fica em cartaz no Espaço das Artes do Sesc Santo Amaro até o dia 26 de julho de 2015. Ela é a mostra inaugural da série Desdobramentos. O projeto consiste em exposições individuais que apresentam os processos de criação e a poética dos vários artistas que compõem o acervo da unidade. Efrain Almeida também é autor dos beija-flores que adornam uma das paredes da entrada da unidade, em uma estrutura que aproveita todo o pé direito do prédio.


Crédito: Everton Ballardin Crédito: Elmo Sellitti Rangel

 

o que: Lavadeirinha
quando:

De 24 de abril a 26 de julho.
Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h.
Sábados e Domingos, das 11h às 18h

onde:

Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505 | 11 5541-4000

ingressos:

Grátis.