Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Itaquera recebe exposição interativa sobre a dengue

Exposição Dengue.<br>Foto: divulgação. Museu da Vida/COC/Fiocruz
Exposição Dengue.
Foto: divulgação. Museu da Vida/COC/Fiocruz

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a doença de forma lúdica e interativa, o Sesc apresenta a exposição Dengue – em cartaz de 8 de maio a 28 de junho de 2015.

Este ano (2015) já são mais de 200 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. A médica epidemiologista Ana Freitas, do Instituto Emílio Ribas esclarece: “Já existem algumas vacinas sendo desenvolvidas, mas ainda estão em fase de testes para que haja uma comprovação da segurança e da eficácia para todos os subtipos. Provavelmente em 2016 já se tenha uma delas. Mas mesmo com a criação da vacina, as medidas de prevenção contra o vetor não devem ser esquecidas, pois o mesmo vetor da dengue também é responsável  pela transmissão de outras doenças, como as febres amarela e chikungunya.” [Leia na íntegra a entrevista na E-Online].

A prevenção e o conhecimento sobre o mosquito transmissor são o foco da mostra. Já na entrada, o visitante é impactado com a figura de um mosquito (Aedes aegypti), de mais de 2 metros esculpido por Ricardo Fernandes. O inseto convida o visitante ao primeiro módulo, que aborda o tema da biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a dengue, entre os quais o Aedes albopictus, muito comum na Ásia. Também é possível observar um mosquito fossilizado em âmbar de cerca de 30 milhões de anos.  O segundo módulo é dedicado ao vírus, explicando como ocorre a multiplicação no inseto e no ser humano.


Segundo Miguel de Oliveira, curador da mostra, a dengue é uma “doença que acomete muitas pessoas, e que pode matar se não for tratada”. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 3,9 bilhões de pessoas, estão ameaçados pela dengue, cuja epidemia atinge países da Ásia, da Oceania, das Américas e da África. Na avaliação do biólogo, é importante a “conscientização do público de que a doença pode matar, mas pode ser evitada com o controle do mosquito”.

No terceiro módulo, há uma série de informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas pela dengue. O próximo é dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para conter o vetor.

Uma área especial com capacidade para até 15 pessoas é dedicada à exibição de vídeos. Dois documentários já produzidos e dirigidos por Genilton José Vieira, do IOC, são exibidos: “O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” e “Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça nos Trópicos”.

A exposição é uma realização do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz, em parceria com o IOC e a Rede Dengue/ Fiocruz. “Dengue” conta com o apoio do Sesc e o patrocínio da SANOFI. Mais informações sobre a dengue podem ser encontradas no site da Superintendência de Controle de Endemias e da Fiocruz.

o que: Exposição Dengue
quando:

de 8 de maio a 28 de junho de 2015.
Visitação de quarta a domingo, das 9h30 às 16h30.

onde:

Sesc Itaquera | Av Fernando do E. Santo Alves de Mattos, 1000 | 11 2523-9200

ingressos:

Grátis. 

classificação:

acima de 7 anos.

agendamentos para grupos:

(11) 2523 9286 / 9287 ou agendesesc@itaquera.sescsp.org.br.