Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sobre o Ato de Brincar

...Desde que existem crianças, existem brincadeiras e brinquedos. (Cristina Von) - Foto: Lúcio Érico
...Desde que existem crianças, existem brincadeiras e brinquedos. (Cristina Von) - Foto: Lúcio Érico

Desde os primórdios da humanidade existem registros comprovando que a brincadeira está presente no cotidiano das crianças. Achados arqueológicos também mostram que a humanidade brincava muito antes de aprender a escrever, e que jogos como ‘cinco-marias’ já eram conhecidos na Pré-História.

Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Enfim, brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo.

Podemos considerar que a brincadeira, além de ser uma fonte de imenso prazer na vida das crianças, também cumpre funções de desenvolver capacidades de expressão, organização dos sentimentos e processos criativos.

As brincadeiras, a exemplo de cada momento de transição das faixas etárias das crianças, também vão passando por mudanças, num processo de elaboração inerente a cada fase vivida.

Mais do que espaços físicos e brinquedos, é importante motivar o convívio lúdico entre as crianças e delas com adultos, reafirmando que o potencial do brincar independe dos objetos aos quais ela tem acesso e que todas as crianças brincam e criam brincadeiras a partir de sua própria realidade social.

Por tudo isso, a Semana Mundial do Brincar visa promover e valorizar o ato de brincar, de modo coletivo, onde a convivência entre gerações seja motivada a partir da relação lúdica com o espaço, com os objetos, e sobretudo com as pessoas.

A programação contará com dança, teatro, música, literatura e artes plásticas, que pretendem estabelecer a contato direto das crianças com diferentes sons, cores, texturas, movimentos e narrativas.  Nesta relação lúdica com as linguagens a participação dos adultos é fundamental.

Convidamos crianças e adultos a participar dessa grande brincadeira, dirigir um olhar carinhoso para as crianças e refletir sobre a importância do brincar como um direito inerente à infância!

[...] que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.
(Manoel de Barros)