Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Virada Cultural Paulista 2015: vire com o Sesc!

Simão e o Boi Pintadinho no Sesc Araraquara. Foto: Divulgação
Simão e o Boi Pintadinho no Sesc Araraquara. Foto: Divulgação

Nos dois fins de semana em que a nona edição da Virada Cultural Paulista acontece (23 e 24, 30 e 31 de maio) estão programadas atividades gratuitas em onze unidades do Sesc no interior e em Santos, no litoral. Entre elas, apresentações de dança, teatro adulto e infantil, música, exposições de artes visuais, projeção de filmes, dentre outras. A Virada é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e correalizada pelas 24 prefeituras parceiras.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc, reconhece a importância que a Virada Cultural Paulista possui ao "permitir às populações das cidades do interior o acesso aos bens culturais, elementos geradores e fundamentais para a construção e o exercício da cidadania". Miranda afirma também que "o fortalecimento da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Sesc resulta numa contribuição mútua na oferta de uma programação ampla, marcada pela diversidade e que abarca todos os públicos".

Conheça alguns dos destaques e programe-se!

Em Bauru, O músico Nestico Aguiar se apresenta às 21h do dia 23, na área de convivência do Sesc. No mesmo local, no dia 24, a Banda mineira de Folk Metal Tuatha de Dannan apresenta, às 16h, um show vibrante, com canções próprias já conhecidas, além das faixas inéditas Dawn of a New Sun e We're Back. A unidade terá ainda uma apresentação circense na qual, em um cenário composto por um barril, uma mini-banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade, um palhaço vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito.

No Sesc Piracicaba haverá uma exposição com 37 obras do artista Claudio Tozzi, adepto do estilo pop art com obras que dizem respeito aos protestos que os estudantes organizavam contra a ditadura militar. A mostra acontece nos dias 23 e 24, das 18h às 22h, na área de exposições. A banda argentina The Broken Toys também se apresenta no dia 24, às 16h.  Com mais de uma década de história, o sexteto da cidade de Rosário se tornou uma das maiores referências dentro da cena musical sul-americana. Funde estilos musicais como o rockabilly, neo-swing, country, punk rock e alternativo.

Em Rio Preto, o grupo teatral Os Satyros apresenta a peça Pessoas Perfeitas, vencedora do prêmio APCA de melhor espetáculo de 2014, criada com base em uma pesquisa sobre moradores do centro da cidade. Com duração de 90 minutos, a apresentação acontece no dia 23, às 20h. No dia 24, às 11h30, tem apresentação da Banda Toy, com um espetáculo de músicas infantis com ritmo de rock.

A unidade de São José dos Campos apresentará um Cabaré de Variedades Circenses. Márcio Douglas, Adriano Laureano, Glauce Passeri, Lucas Lima apresentam números cômicos, musicais, de malabarismo e mágicas. O espetáculo acontece no dia 23, às 18h. As crianças também têm programação garantida com a exibição do filme A Mansão Mágica. A sessão acontece às 11h no dia 24.

Em Sorocaba tem Marat[el]ona, com apresentação de três filmes clássicos de Alfred Hitchcock (1899-1980): Festim Diabólico (EUA | 1948 | 80min), Janela indiscreta (EUA | 1954 | 112min) e Psicose (EUA | 1960 | 109min). A classificação é de 16 anos e a exibição acontece das 23h30 às 5h.

Em Araçatuba, na Praça Olímpica, a intervenção urbana Parangolé Graffitti vai surpreender o público com uma pintura que se descola do muro e ganha vida nas ruas. A apresentação acontece às 18h do dia 30 de maio. No dia 31, às 14h, uma família de palhaços, o pai e seus dois filhos, chegam para apresentar um espetáculo, mas se atrapalham ao fazer os números, que acabam sempre da forma errada. Nessa montagem o grupo Circo Vox traz esquetes tradicionais circenses adaptadas para a linguagem contemporânea.

O Sesc Araraquara apresenta o projeto “Chã Pernambucana”, uma programação especial com artistas como Antônio Nóbrega, Siba, Mestre Valdeck de Garanhuns, Grupo Bongar, Cia Mundu Rodá e Mestre Aguinaldo Silva, repassando tradições como maracatu de baque virado, maracatu de baque solto, ciranda, cocos, cavalo-marinho, forrós e teatro de mamulengo.

___________________________________

Confira aqui a programação completa

___________________________________

Em Campinas, o Grupo Cupuaçu apresenta o Auto do Bumba-meu-Boi, que acontece às 15h30 do dia 31. O Auto tem na dança e na música os elementos que conduzem a reconstrução da narrativa mítica do Boizinho-de-São-João, convidando crianças e adultos para momentos de trocas.

No Sesc de Presidente Prudente, uma apresentação de teatro reúne 17 números de mágica, costurados por uma narrativa teatral. O espetáculo, A Lenda Mágica, é baseado na vida e no ensinamento de Shunryu Suzuki (1905-1971), monge Zen japonês. A apresentação acontece no dia 31, às 15h.

Em Ribeirão Preto, no dia 30, às 19h30, os DJS Rogério Brito e Francis Wiermann, integrantes do grupo Turma do Groove, mostram uma jornada pela saga musical da Família Jackson, da Soul Music ao Pop, passando pela Black Music Americana, permeada por trechos de músicas de várias partes do mundo, que por ela foram influenciadas.

Para a programação da Virada Cultural Paulista, o Sesc Santos trará várias apresentações de dança. Entre elas, das 22h do sábado (30) às 10h do domingo (31), Paulo E. Azevedo lança experiências para 10 artistas. Dança? Performance? Teatro físico? “Sarau do Corpo”? Espaço de sensações? O processo é regido pela música de Filipe Itagiba, que atua como DJ E VJ.

Ainda no dia 31, às 18h, Antônio Nóbrega apresenta o espetáculo PAI, que procura aprofundar sua pesquisa ampliando o dinamismo lúdico das matrizes populares. Como num enorme Tabuleiro de jogo, ele e seu grupo resolvem dar largas à Imaginação lúdica e, brinca com saltos, piruetas, giros, gingados, meneios, molejos, etc.