Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Embarque nessa Caravana

Caravana Cigana (Foto: Andy Wrigh)
Caravana Cigana (Foto: Andy Wrigh)

Em maio e junho os Ciganos invadem o Sesc São Caetano com programação que traz toda sua diversidade cultural

Um povo que considera o mundo sua pátria e carrega a vida sobre rodas, chega a todo lugar. Não é pequena a diversidade entre os clãs ciganos, e suas referências culturais, como língua autêntica – o Romaní – e o desejo pela liberdade fizeram com que se espalhassem por todos os continentes, constituindo um dos maiores grupos étnicos de que se tem história. Por terem este estilo de vida, os ciganos foram condenados por muito tempo a serem alvo de perseguição e preconceito. Para manter vivas suas tradições, muitas vezes a referência cigana em trabalhos e criações era ocultada, como no caso do gênero musical manouche.

Mostrar a diversidade dos ciganos é fundamental para dissolver este estigma social e revelar suas contribuições culturais. Apresentar as belezas e os encantamentos dos ciganos, sua rica e festiva cultura é o objetivo da programação do Sesc São Caetano com o projeto Caravana Cigana, que traz shows de música, dança, oficinas, aula show, espetáculo infantil, contações de histórias, artes visuais, literatura, atividades para idosos e oficina de alimentação.

Algumas atividades já começaram e o público tem acompanhado de perto danças, sons, músicas e instrumentos. É tanta diversidade que os presentes nas apresentações procuram com os olhos tudo ao mesmo tempo...mas é o coração, a alma da cultura cigana que fala mais alto e os direciona para um instante que até parece o infinito! Saias que rodam, personagens que falam por si só, instrumentos que tocam e deixam no ar um som que aguça os ouvidos. Aos poucos a timidez de quem assiste vai embora e uma troca de experiências e sentidos acontece por aqui.

Programação

Uma ambientação pequena, mas que foi construída pouco a pouco pelo artista Odirlei Regazzo trouxe para a área de convivência do Sesc São Caetano animais da cultura cigana que se entrelaçam e complementam-se uns com os outros nas paredes. Todos param e observam atentamente e cada um sai com uma descoberta e sensação diferente.

São dez apresentações de música, com oito shows às sextas-feiras, Trio Manouche, Laércio Ilha Bela e Ilíada Soriano, Rom Drom Duo, - Musette Jazz Trio,  Hot Jazz Club, Acústico Loucos, Batuque Manouche, Acordeon Cigano e dois shows às quintas-feiras, Mawaca – Inquilinos do Mundo e Orkestra Bandida. Para as crianças: oficinas, contações de histórias e um espetáculo, Carmencita. 

Você é nosso convidado. Nos dias dos shows de sexta-feira uma surpresa...chá cigano e pão kolaco serão oferecidos antes do início do show como boas vindas!

________________________________________________________

Para informações sobre outras programações ligue 4223-8800 ou acesse a programação completa no portal.

Veja aqui algumas imagens do projeto

_________________________________________________________