Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ocupe-se!

2014 é o ano da 3ª edição do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos, realizado pelo SescSP e considerado um dos principais festivais de teatro do país. A proposta da mostra é desenhar um panorama da produção contemporânea de países falantes do espanhol e do português. “O Mirada tem como princípio norteador a expansão do nosso olhar por meio das artes cênicas da América Latina, Espanha e Portugal, que muitas vezes nós conhecemos pouco, gerando oportunidades de encontros e diálogos com a produção artística destes países”, explica Cynthia Petnys, técnica responsável pelo teatro no Sesc Belenzinho.

Sobre esta edição não podemos contar muita coisa ainda, só que acontecerá de 4 a 13 de setembro e que o país homenageado será o Chile. Ah, mas para que este texto então?

Bem, além de acalmar um pouco a ansiedade, entre as edições do Festival, acontecem as Ocupações Mirada em diferentes unidades do Sesc e que, segundo Cynthia, “buscam reforçar e consolidar estes possíveis diálogos, já que permitem ampliar a gama de  trabalhos de grupos que já tenham ou não participado do festival. Essa "amostragem expandida" propicia um maior entendimento e aprofundamento nas linhas de pesquisa dos grupos”.

Em fevereiro é a vez do Sesc Belenzinho ser ocupado pelo Timbre4, grupo argentino que participou da primeira edição do Mirada, em 2010, com o espetáculo “La Omissión de la Familia Coleman” (A omissão da família Coleman). “A programação teatral não só do Belenzinho, mas do Sesc como um todo, procura priorizar grupos que desenvolvem pesquisa na linguagem, daí o convite feito ao grupo Timbre4, que em seus 15 anos de existência, tornou-se uma das referências da cena teatral argentina”, conta Cynthia. Durante a ocupação, de 6 a 16 de fevereiro, o Timbre4 apresenta quatro trabalhos e uma oficina para mostrar mais sobre seu repertório.

Aqui, você pode ler uma entrevista com Cláudio Tolcachir, diretor e um dos fundadores do grupo.

A seguir, você pode assistir ao trailer de La Omissión de la Familia Coleman, que estará em cartaz no Sesc Belenzinho, juntamente com Emília (que o grupo apresentou no Festival Internacional de Teatro (FIT) em São José do Rio Preto em 2012), Tercer Cuerpo (Terceiro Corpo - o vídeo que abre a matéria é o trailer de uma apresentação deste espetáculo no Obelisco em Buenos Aires) e El Vento en un Violín (O vento num violino).

Além dos espetáculos, o diretor Cláudio Tolcachir, faz a oficina O Ator e a Cena, do Texto para a Ação, para atores e profissionais de teatro nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Uma curiosidade fica no ar: como o Timbre4 é um grupo argentino, os espetáculos serão falados em espanhol e haverá legendas. Para entender como isso funciona, a EOnline conversou com o grupo sobre como é feito o processo de legendagem e em breve o material será publicado aqui.

Ainda sobre isso, perguntamos para a Cynthia como é a recepção do público de teatro da unidade para espetáculos falados noutras línguas. “Desde a inauguração do Sesc Belenzinho, em dezembro de 2010, recebemos constantemente espetáculos internacionais, não somente falados em inglês, francês e espanhol, mas também em outras línguas, ainda mais distantes de nossa realidade. Os espetáculos são, em sua maioria, legendados, fornecemos material de mediação, e nosso público já está relativamente acostumado. Boa parte do público que vem a estes espetáculos vem pela oportunidade - muitas vezes única - de assisti-los. Além disso, vale lembrar que o Teatro, como outras artes, busca ser, de certa forma, universal. A compreensão buscada está além da língua; e o desejo de conhecer novos trabalhos, de outras culturas além da nossa, exerce um poder de atração muito grande. Pode ser uma visão um pouco idealista, mas ao mesmo tempo que nos preocupamos com o conforto do nosso público, o estranhamento causado por uma língua desconhecida não pode ser algo que simplesmente defina nossas escolhas curatoriais”.