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Seminário Contec Brasil | Feira Literária de Frankfurt

O Contec Brasil é uma Conferência Internacional de Tecnologia, Cultura e Educação
O Contec Brasil é uma Conferência Internacional de Tecnologia, Cultura e Educação

Depois de duas edições no Brasil (em 2012 no Auditório Ibirapuera e em 2013 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro), a Feira do Livro de Frankfurt e o Sesc realizam a CONTEC Brasil 2014, conferência e espaço de exposição sobre educação, conteúdo de mídia infantil e tecnologia, desta vez com o tema “O futuro da aprendizagem interativa”. O Sesc Vila Mariana recebe a atividade no dia 18 de fevereiro

Além da presença de Juergen Boos e Marifé Boix García, respectivamente, presidente e vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, já estão confirmados, entre outros convidados internacionais, Michael Ross (Encyclopedia Britannica - Estados Unidos); Heather Crossley (Ladybird/Penguin - Reino Unido); Jolanta Galecka (Young Digital Planet - Polônia); Jaime Casap (Evangelista de Educação/Google - Estados Unidos); Colin Lovrinovic (Gerente de Vendas Internacionais/Bastei Lübbe - Alemanha) e o jornalista e escritor Todd Oppenheimer (Estados Unidos). Diferente das outras edições, foram programados mais painéis com os convidados nacionais e internacionais e haverá poucas conferências, como a de abertura do evento: Michael Ross falará sobre “(R)Evolução do Conteúdo – as últimas tendências em aprendizado interativo”.

Entre os participantes brasileiros estão Dolores Prades, consultora editorial e publisher da revista Emília; Jorge Proença, da start-up Kiduca e Flávio Aguiar, CEO da start-up Widbook (site de escrita colaborativa).

O evento terá apresentações e debates sobre novas tecnologias, abordagens inovadoras e divertidas para o aprendizado, jogos, plataformas on-line, aplicativos, ferramentas interativas de aprendizagem e livros avançados que agitam os papéis tradicionais e remodelam a experiência de aprendizagem nas escolas, nas universidades, em casa e no lazer. A proposta da direção da Feira do Livro de Frankfurt é reunir na CONTEC Brasil editores, educadores, administradores da área educacional, experts em tecnologia e educação e profissionais de empresas crossmedia. Durante este ano, novas conferências deverão acontecer em outros estados do país.

Entre os temas a serem tratados estão: a incorporação de tecnologias inovadoras na sala de aula, o treinamento de professores e a mídia digital e as redes sociais na alfabetização. Palestras e painéis de discussão vão explorar a influência cada vez maior do livro digital na produção editorial tradicional, os desafios da produção crossmedia e o poder da mídia social.

Marifé Boix García acredita que esse intercâmbio é essencial para o Brasil: “A integração de novas tecnologias na leitura e apredizagem na sala de aula e no tempo de lazer tem papel importante na realidade atual, onde o aprendizado é constante e em todos os lugares. Quanto mais crianças e jovens cresçam como nativos digitais será melhor, mas é importante que as instituições educacionais cheguem nessa frente também. Podemos dizer que ainda se precisa de muito trabalho de construção nessa área. Os métodos de ensino mudam. O puro ensino frontal será cada vez mais complementado por trabalho colaborativo”.

A jornalista Ivani Cardoso entrevistou o palestrante alemão Colin Lovrinovic. Na Contec 2014 ele falará sobre os diferentes tipos de conteúdo oferecidos e ressaltará aspectos educacionais específicos e produtos criados para crianças. “Eu também estou ansioso para compartilhar nossos últimos projetos, entre eles nosso primeiro lançamento em português”, Lovrinovic diz. Colin é gerente digital com oito anos de experiência em negócios de mídia no currículo. Além de se graduar em Negócio da Música e concluir um mestrado em Gerenciamento de Música & Indústrias Criativas, ele trabalhou em departamentos de marketing de empresas como Amazon, Red Bull e Universal Music. Antes de começar a atuar para a editora independente Bastei Lübbe, ele dirigiu o licenciamento global do primeiro serviço de assinatura de músicas da Alemanha, o Simfy, onde trabalhou em parcerias estratégicas com marcas líderes como Coca-Cola e ISP Telefónica O2. Atualmente, Colin é responsável pelo crescimento das vendas internacionais da Bastei Lübbe e pelo marketing dos aplicativos móveis multilíngues e e-books para novos públicos nos Estados Unidos, Reino Unido, China, América Latina hispanófona e Brasil. Mora em Colônia, na Alemanha, e participa de conferências sobre entretenimento digital em todo o mundo. Segue abaixo trechos da entrevista:

Qual será o tema do painel em que o sr. vai participar?
Eu tenho o prazer de participar de um painel intitulado “’Novo’ significa sempre ‘melhor’?”, onde falaremos sobre os prós e contras de novas tecnologias e o rompimento com formatos existentes que elas trazem.
 

Qual o foco de trabalho da sua empresa, a Bastei Lübbe?
A Bastei Lübbe é uma das maiores editoras comerciais da Alemanha. Eu trabalho em um departamento chamado Bastei Entretenimento, onde nosso foco é o desenvolvimento de produtos inovadores e crescimento internacional. Nosso objetivo é fornecer novas e emocionantes experiências de entretenimento digital para os consumidores.

Qual é a sua função como gerente internacional de vendas?
Eu sou responsável pelo desenvolvimento dos negócios internacionais. Meu objetivo é aumentar as vendas digitais em novos mercados estratégicos, como os Estados Unidos, Reino Unido, China, América Latina hispanófona e, claro, Brasil. Recentemente, começamos a contratar times de freelancers e parceiros de todas essas regiões, para nos ajudar a promover nossos aplicativos e e-books, idealmente para novos clientes. Todos esses esforços são coordenados pelo meu time.

Vocês trabalham com livros impressos e digitais. Como está esse mercado, comparando os dois produtos?
A Bastei Lübbe tem uma longa história de publicação de séries de ficção policial. Uma das nossas séries mais bem sucedidas, a de Jerry Cotton, já vendeu mais de um bilhão de cópias impressas. Então sempre fomos muito fortes no setor do livro impresso. Por outro lado, também fomos a primeira editora alemã a ter um forte departamento digital, que possui hoje mais de 20 empregados. Até o final desse ano fiscal, estamos visando 17% ou 18% de participação do digital na receita geral. Uma parte significativa disso são nossos aplicativos para celular, criados pelo nosso time de desenvolvimento.

Que tipo de conteúdo vocês produzem em materiais e produtos digitais. Vocês produzem para o mercado internacional?
Nós criamos aplicativos de celular para iOS, Android, Windows Mobile etc., além de e-books e várias séries de e-books. A serialização sempre foi muito importante para a nossa identidade.

Como o senhor avalia os avanços dos produtos digitais voltados à educação?
Acredito que produtos digitais oferecem uma experiência de aprendizado completamente diferente. Conceitos de aplicativos móveis especialmente desenvolvidos podem mudar a maneira como aprendemos hoje. Aprender nunca foi tão fácil e divertido.

O senhor conhece o mercado editorial brasileiro?
Eu já conversei com muitos editores e pessoas da indústria digital do Brasil, então eu acredito que, até certo ponto, conheço o mercado editorial local. Mas, como essa vai ser a minha primeira viagem ao Brasil, estou animado para conhecer mais, em primeira mão, quando estiver aí. 

Confira a entrevista completa aqui

Inscrições, programação e mais informações pelo site www.contec-brasil.com