Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nas próximas férias, vá de bike!

Paulo Roberto Cunha em viagem pela Nova Zelândia: carros e bicicletas dividem a pista em harmonia
Paulo Roberto Cunha em viagem pela Nova Zelândia: carros e bicicletas dividem a pista em harmonia

Viajar longas distâncias em uma bicicleta pode parecer um feito inalcançável ou um sonho distante. Paulo Roberto Cunha é mestre em ciência ambiental e professor universitário, porém o título que melhor lhe cabe aqui é o de cicloturista. Foi pedalando que ele realizou a maior de suas aventuras até o momento: uma viagem de 1309km pela Nova Zelândia.

Um recorte de suas experiências durante os 41 dias de viagem estão retratadas na exposição “Nova Zelândia: o sonho de uma viagem de bicicleta”, em visitação no Sesc Taubaté até o dia 28 de fevereiro.  A mostra é composta por fotos registradas durante a viagem e por relatos do cicloturista sobre os momentos retratados.

“Para conhecer vários lugares durante o tempo exíguo das minhas férias, procurei integrar a bicicleta com outras modalidades de transporte, como ônibus, navio, trem e até uma carona num caminhão de roupas sujas de um hotel”, conta Paulo Roberto, que falará sobre este e outros detalhes da aventura em um encontro que acontecerá no dia 22.

Na galeria você confere algumas imagens da viagem:

Compondo a programação, o cicloturista Walter Magalhães comandará um bate-papo sobre as possibilidades de roteiros na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região. Se para quem nunca arriscou pedaladas mais longas a viagem de Paulo pela Nova Zelândia serve como inspiração, a conversa com Walter, que é cicloturista desde 1991, traz a aventura para mais perto de nossa realidade. Afinal não é preciso ir tão longe para ter experiências de liberdade e superação com visuais incríveis.

E se acontecer algum problema mecânico, saber o essencial sobre o funcionamento e a manutenção da bicicleta pode ajudar. Para isso a oficina de mecânica básica de bicicletas com Rodrigo Telles, fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil, abordará o tema em uma conversa permeada por suas experiências sobre duas rodas.

Depois de tanta informação é só escolher o seu roteiro colocar a sua byke para rodar! E se quiser começar agora: Para você e sua bicicleta: 10 dicas para pedalar com segurança.

Gostou do tema? O livro Caminhos reúne registros de uma volta ao mundo de bicicleta e está disponível na Loja Sesc.

Trecho do livro | Clique na imagem para ampliá-la. Após a leitura, pressione a tecla ESC para retornar ao site.