Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por dentro de São Paulo: outras perspectivas da cidade

Viaduto do Chá. São Paulo<br>Foto: Miguel Schincariol
Viaduto do Chá. São Paulo
Foto: Miguel Schincariol


O Sesc em São Paulo realiza passeios para despertar outros olhares sobre a metrópole paulista que completou 460 anos.

Para ouvir, ver, e sentir a cidade que pulsa neste cotidiano dinâmico, é necessário procurar outras perspectivas; prestar atenção ao que está por trás das fachadas; olhar mais devagar; vivenciar.

O turismo social do Sesc em São Paulo realiza atividades que possibilitam conhecer melhor a cidade e imprimir um olhar especial ao cotidiano. Os passeios de um dia do eixo programático Por dentro de sua cidade, possibilitam despertar um sentimento de pertencimento e identidade aos moradores.

O convite para conhecer mais da capital paulistana está sempre presente na programação de turismo do Sesc em São Paulo. Neste aniversário dos 460 anos da cidade, veja aqui os próximos roteiros para se planejar e fazer a inscrição nas unidades. Para maiores informações, é só clicar no nome dos passeios ou buscar na área de turismo.

 


(Foto:Camila Nicoletti)
 

No roteiro São Paulo: de vila a metrópole (15/03), o Sesc Itaquera conduz os participantes por um passeio no centro velho de São Paulo para observar as memórias que contam a história da cidade: os lugares, os personagens, os acontecimentos e as curiosidades que marcaram as transformações pelas quais passou a metrópole paulistana desde os primórdios de sua ocupação até os dias atuais.


(Foto: Divulgação)

O Sesc Carmo revela uma arte minuciosa, colorida, e luminosa, no roteiro Rota dos Vitrais (15/03). O passeio visita prédios públicos, igrejas e casarões; tais como o Teatro Municipal, Catedral da Sé e Hospital Beneficência Portuguesa.


(Foto: Newton Yoshida)

No passeio São Paulo de Ramos de Azevedo (26/04), Sesc Carmo destaca na paisagem efêmera da capital as obras históricas do arquiteto, engenheiro e empreendedor Ramos de Azevedo. Entre os locais visitados estão o Teatro Municipal, o Mercado Municipal e o Palácio da Justiça. 

Você sabia que as primeiras encenações teatrais foram trazidas pelo padre José de Anchieta e aconteciam no Páteo do Colégio? O roteiro São Paulo dos Teatros (22/02) do Sesc Osasco, conta esta história a partir do marco inicial da cidade, passando pelo Theatro Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Theatro São Pedro no bairro da Barra Funda, e finalizando na contemporânea Praça Roosevelt.

 


(Foto:Camila Nicoletti)

Aromas e temperos vindos de todas as partes do mundo pode-se encontrar na zona cerealista da cidade, ali pela Rua Santa Rosa e o Mercado Municipal. Acompanhados pelo chef de cozinha Rildo Gonçalves, o Sesc Osasco e o Sesc Pinheiros convidam para o passeio São Paulo Bom de Boca (26/04), que finaliza com um belo almoço no tradicional bairro do Bixiga.


(Foto: Divulgação)

O roteiro O Bexiga de Adoniran Barbosa (08/02), do Sesc Santo André, propõe uma caminhada sonora pelo bairro que foi a morada de Adoniran, um dos ícones do samba paulista, que imprimiu sua marca na identidade cultural de São Paulo. O passeio visita o Museu do Bixiga, a Igreja de Nossa Sra. Achiropita e o Casarão de Dona Yayá.


(Foto: Divulgação)

O bairro da Vila Madalena é conhecido por ser um reduto boêmio da cidade, desde o início dos anos 70. Hoje a região também possui uma concentração de ateliês e centros de exposições artísticas, além de lojas de vanguarda, escolas de música e teatro que também fazem a cara do lugar. No passeio Arte na Vila Madalena (26/04), o Sesc Santo André propõe uma imersão na arte urbana e expressiva da Vila Madá


(Foto: Dalmir Ribeiro Lima/ SescSP)

Os pontos e espaços da cidade que marcam a preservação da memória dos períodos de repressões políticas no Brasil durante a ditadura militar, terão destaque durante o passeio Caminhos da Resistência (15/03) realizado pelo Sesc Consolação. A rua Maria Antonia - na Vila Buarque, o Memorial da Resistência, o Instituto Cultural Israelita Brasileiro - ICIB, o Teatro TUCA, marcam este importante período da história do Brasil.


(Foto: Divulgação)

Para conhecer as influências nordestinas em São Paulo, no Brás e no Bairro do Limão, o Sesc São Caetano visita o Centro de Tradições Nordestinas no roteiro São Paulo: capital nordeste (29/03), onde os produtos, o artesanato, a música regional e o almoço típico proporcionam vivenciar um pouquinho do nordeste em meio a capital paulistana.


(Foto: Divulgação)

O passeio Arigatô: São Paulo (22/03) traz o universo do tradicional bairro da Liberdade, símbolo da colônia japonesa em São Paulo. Este roteiro parte do Sesc Santana na zona norte da capital e visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, o Templo Budista Busshinji e o Pavilhão Japonês.


(Foto: Divulgação)

O que há em uma xícara de café além do aroma e do sabor? O roteiro Casas de café: hábitos, prazeres e cultura (15/02), também da unidade do Sesc em Santana, convida os participantes para percorrer as tradicionais casas de café do centro de São Paulo buscando descobrir a resposta a esta pergunta.


(Foto: Acervo Sissa Atem) 

Palco para festas e manifestações, o Vale do Anhangabaú sempre inspirou diversos projetos e sonhos para uma outra São Paulo. No roteiro Anhangabaú: vale dos sonhos (26/04), do Sesc Santana, é possível conhecer a história e as transformações na arquitetura e uso do espaço. O passeio inclui subida ao mirante do Edifício Martinelli, além de visita ao Teatro Municipal e Praça das Artes. 


(Foto: Miguel Schincariol)

O elo entre esses locais e roteiros temáticos, reside no fato de funcionarem todos como depositários de informações, servindo de suporte à memória da cidade. De forma distinta, todos eles revelam a maneira de viver do paulistano, seu modo de pensar, de crescer e existir. Referem-se justamente à memória coletiva da cidade, base da construção de identidades, da consciência do indivíduo e dos grupos sociais.