Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curta as atividades do Sesc Verão fora das unidades

Atividades para crianças e adultos acontecem na Praça Rotary, no centro<br>Foto: Ricardo Ferreira
Atividades para crianças e adultos acontecem na Praça Rotary, no centro
Foto: Ricardo Ferreira

O Sesc Verão 2014 acontece até o fim de fevereiro com o tema “Toda Hora é Hora. Esporte é Agora!”. A ideia é usar da programação para refletir sobre a possibilidade de colocar esportes e atividades físicas na rotina das pessoas. A tarefa não é nada fácil, ainda mais com a rotina cheia das tarefas do cotidiano: estudos, trabalho, filhos, tarefas de casa, etc. Pensando exatamente nesta dificuldade e em expandir o alcance das atividades para o maior público possível, o projeto também acontece em espaços fora das unidades do Sesc. Praças, ruas e parques de várias cidades recebem a programação.

No centro de São Paulo, o Sesc Consolação desenvolve toda sua programação na Praça Rotary, pertinho da unidade, onde foi montada uma grande tenda, separada por espaços para a realização de diversas atividades para todas as idades. No espaço Redondo acontecem práticas corporais, como vivências circenses, danças circulares, ginástica artística, slackline. No espaço Quadra é preciso ter fôlego para acompanhar todas as práticas esportivas que rolam por lá: rugby, beisebol, badminton, entre outras. E no espaço Lateral  a brincadeira fica por conta das experimentações de atividades em equipamentos e instalações, como a escalada horizontal, arco e flecha e pista de atletismo. 

Por lá, Ana Carolina e Vitória, 17 e 16, não frequentam muito a unidade. Moradoras do bairro, foram à Praça Rotary atraídas pelo Hip-hop, mas ficaram tímidas para participar. No dia seguinte, voltaram e aí fizeram a escalada horizontal, malabarismos e rope skipping [a tradicional brincadeira de pular corda, com variações de saltos e movimentos]. E para quando o fôlego acabar, elas já têm a resposta “a gente fica só olhando, fazer nada é bom também!”.

Geni Grecco, 63 anos, é presença certa nas aulas de dança de salão. Frequentadora da Ginástica Multifuncional, migrou para a praça sem hesitar - “aqui é muito mais legal porque você tem o contato com a natureza, e conhece outras pessoas. Lá fica aquele grupinho de quem você já conhece”. Na tenda do Sesc Consolação ela está arriscando alguns passos no forró, “Não sei dançar não, eu brinco muito”, disse tímida. Mas a inibição ficou por aí: além da Zumba, Dona Geni afirma que com certeza volta para o show de forró e até já combinou com seu parceiro de dança da última aula: “o gari dança muito bem, ele é tudo de bom pra pegar assim! Encontrei o forrozeiro perfeito!”.

Movimento na próxima estação e nos parques mais próximos

Ainda no centro de São Paulo, o Sesc Carmo promove atividades nas estações do Metrô Sé (entre 27 e 31 de janeiro) e República (de 03 a 07 de fevereiro). A programação no local dá orientações para colocar corrida e caminhada na rotina e também dá dicas para encontrar um tempo para o esporte em sua agenda.

Quem passar pelo Mezanino da Estação Osasco da CPTM dias 20 e 21 de fevereiro, poderá participar de um teste de velocidade de Atletismo em uma pequena pista montada no local. Quem passar pela CPTM da Barra Funda encontra um espaço do Sesc Pompeia, que até o próximo dia 31 leva o tema raquetes com tumball e tênis de mesa. 

O Sesc São Caetano leva uma Tenda Itinerante com aulas abertas de diversos esportes para Mauá e Diadema nos dias 01 e 02 de fevereiro. Aproveite para fazer aulas abertas de Tai Chi, Yoga, Pilates, entre outros.

Comunidades da Zona Leste recebem uma tenda do Sesc Itaquera com práticas esportivas, vivências e brincadeiras tradicionais e populares, gincanas recreativas, oficinas de confecção de brinquedos e muito mais. As atividades acontecem na CFC Cidade Tiradentes, dia 08 de fevereiro, e na Gleba do Pêssego, no dia 22 de fevereiro.

O Parque da Juventude de São Paulo recebe um treino aberto de Corrida e Caminhada do Sesc Carmo, no sábado dia 01 de fevereiro

Essas são apenas uma pequena parte da programação do Sesc Verão. A programação completa você confere no sescsp.org.br/sescverao. Todas as atividades são gratuitas. É só chegar e participar. E se gostar, volte sempre, não só no Verão, mas o ano inteiro.