Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

"Simulacrum Praecipitii": devastações do Crack

Foto: Alessio Ortu
Foto: Alessio Ortu

Inédito em televisão, o documentário Simulacrum Praecipitii – A Visão do Abismo, dirigido por Humberto Bassanelli, foi concebido a partir do projeto fotográfico original Simulacrum Praecipitii – A Imagem do Abismo, do fotógrafo italiano Alessio Ortu e exibido pela primeira vez  no Festival É Tudo Verdade 2013. As imagens que deram origem ao filme foram expostas, em novembro de 2013, no Palácio do Tribunal da Justiça, na capital paulista.

Para Arthur Schopenhauer, a compaixão é um fenômeno assombroso e cheio de mistério: ela apaga a linha fronteiriça que aos olhos da razão separa um ser do outro ser, borrando os limites entre o que eu sou e o que eu não sou. Segundo o filósofo alemão, a compaixão é a fonte de toda justiça e de toda a moral; e o ser que não a conhece está excluído da própria humanidade.

Não à toa no dia do aniversário de São Paulo, o SescTV traz à tela a complexidade nua e crua das pessoas que estão à mercê do crack e, certamente, para aqueles que virem as humanidades ali expostas, a compaixão brotará ainda que à revelia.

Totalmente em preto e branco e com lentes avessas a julgamentos, o documentário expõem as ruas da Cracolândia, o cotidiano dos usuários, relatos sobre abandono, a fissura para conseguir dinheiro para comprar a droga, a presença da Polícia Militar, o consumo do crack, os efeitos devastadores e até mesmo a solidariedade entre eles.

O fotógrafo pagou R$ 5 para cada usuário que permitiu ser fotografado, filmado e se dispôs a contar sua história. Os dependentes, em sua maioria, são moradores de rua, das mais variadas faixas etárias e foram abandonados pela família. Rostos chagados pela sina revelam detalhes de suas trajetórias e fragilidades: “Às vezes quando a gente vai usar o crack que falta a cinza, que falta o cigarro, que falta fogo, eu penso que às vezes é Deus que não quer que a gente use, mas o santo Diabo está sempre do nosso lado atentando”, desabafa uma usuária. Prepare-se.

Simulacrum Praecipitii – A Visão do Abismo
Dia: 25/01/2014, às 20h
Classificação Indicativa: 16 anos
Reapresentações: Dias 26/01, às 23h; 31/01, à 1h e 01/02, à Oh.

Assista ao SescTV ao vivo no Portal SescSPhttp://bit.ly/sesctvaovivo