Postado em
SescTV mostra as várias cidades dentro da capital nos 460 anos de São Paulo
Em seus 460 anos, São Paulo multiplicou seu tamanho diversas vezes e, dentro de seus 1.530 quilômetros quadrados, abriga realidades tão distantes quanto o centro empresarial da Av. Faria Lima, a comunidade de Heliópolis, a Serra da Cantareira e a Avenida Paulista.
Para celebrar toda esta diversidade, o SescTV criou uma programação especial, com uma seleção que traz recortes dos detalhes da cidade, seus habitantes e suas realidades; entre os destaques está o documentário inédito Simulacrum Praecipittii, que estreia no canal às 20h.
Bienal Internacional de São Paulo
Para o documentário “Olhar, Pensar, Aprender”, o Instituto Arte na Escola convidou cinco professores de arte-educação de diferentes estados brasileiros - Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo - para visitarem a XXX Bienal Internacional de São Paulo, um dos mais tradicionais eventos de arte da capital e pioneiro na realização de exibições de arte moderna de grande porte fora de tradicionais centros norte-americanos e europeus.
No filme, o telespectador visita algumas das principais obras da Bienal, tendo como guia o olhar e a percepção de cada um dos cinco educadores que, junto aos os curadores, discutem o exercício do olhar sobre arte contemporânea, a observação de esculturas, pinturas e instalações artísticas.
Olhar, Pensar, Aprender
Direção: Marcelo Machado
Dia 25/01, 11h
Classificação indicativa: Livre
Caminhos
A série Caminhos retrata a história de crianças, jovens e adultos a caminho da escola, mostrando o que acontece nesse trajeto; o episódio paulistano, escolhido para a data, traz a história de Julião, um empacotador de grãos que, aos 57 anos, estuda para aprender corretamente o português.
No programa, acompanhamos o morador da Cidade Tiradentes, que atravessa São Paulo de trem, metrô e ônibus para cumprir sua jornada de trabalho e, no fim do dia, estudar.
Caminhos: Trilhos e Grãos
Direção Geral: Heloisa Passos
Dia 25/01, 13h
Classificação indicativa: Livre
O abismo
Ao acompanhar o trabalho do fotógrafo italiano radicado no Brasil, Alessio Ortu, na área conhecida como cracolândia, o diretor Humberto Bassanelli documenta as conversas do fotógrafo com os usuários e, através de suas histórias, mostra os devastadores efeitos do crack. Produzido em preto-e-branco - assim como as fotos de Ortu - o documentário registra, nos rostos, nas mãos, em olhares e em silêncios, as histórias de quem convive com o vício.
Simulacrum Praecipittii - A Visão do Abismo
Direção: Humberto Bassanelli Jr.
Dia 25/01, 20h
Classificação indicativa: 16 anos
Biblioteca Mário de Andrade
Construída a partir do projeto do arquiteto francês Jacques Pilon, a Biblioteca Mário de Andrade é considerada um marco da arquitetura art déco na cidade e testemunha da afirmação de um novo projeto político de modernização, além de marcar a expansão e verticalização de São Paulo para além dos limites do centro velho. Fundada em 1925, hoje possui um dos maiores acervos documentais do Brasil e a atual sede – foco do programa – também faz aniversário em 25 de janeiro, quando o espaço foi entregue a população em 1942
Arquiteturas: Biblioteca Mário de Andrade
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit
Dia 25/01, 21h
Classificação indicativa: Livre
Educação
Documentário em dois episódios - exibidos na sequência - relembra a experiência dos ginásios Vocacionais, modelo pioneiro na educação pública brasileira, instalados na década de 1960 na cidade de São Paulo. Idealizados pela educadora Maria Nilde Mascellani e inspirados nas teorias do filósofo francês Emmanuel Monier, o documentário entrevista ex-alunos como os atores Marcos Frota e João Signorelli, a flautista Léa Freire, o diretor do Instituto Butantã, Giuseppe Porto e o gestor da Unicef Silvio Kaloustian.
Vocacional: Uma Aventura Humana
Direção: Toni Venturi
Dia 25/01/, 22h
Classificação indicativa: Livre