Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Noites da Motown

Produzido especialmente o evento, o show
Produzido especialmente o evento, o show "Back To Black Rivers", é atração desta sexta, dia 24/01.

Samara Bueno é cantora e guitarrista e em seu repertório habitual costuma empolgar o público com hits do indie rock e rock alternativo. Além da banda homônima, Samara ainda percorre casas noturnas de toda a região com um elogiado show dedicado aos sucessos da britânica Amy Winehouse. Alessandra Lofran é vocalista da Contos de Réis, uma das bandas de samba mais populares do interior de São Paulo, e estrela, ao lado de Fernanda Vital (Varal de Renda) e Jaqueline Cardoso, o show "Vale Tudo - Elas Cantam Tim Maia", um tributo apoteótico ao grande síndico da música brasileira. 

Mesmo que a versatilidade já seja algo evidente no currículo das duas cantantes, elas preparam-se para enveredar-se por um gênero que, apesar de influenciar diretamente seus trabalhos, permanecia ainda inexplorado por ambas: a black music americana das décadas de 1960 e 1970. 

No show "Back To Black Rivers", que apresentam nesta sexta, 24/01, no Sesc Rio Preto, Lofran e Bueno unem-se à uma big band inspirada na "The Funk Brothers", lendário grupo de músicos de Detroit que se tornou referência no acompanhamento de gravações e shows dos maiores astros da gravadora Motown. A banda, batizada de "The Black River Brothers" é formada por Mauricio Zacarias, no trombone; Marcos Dotti, no Sax; Luiz Martimiano no trumpete; Marquinho Munhoz, na guitarra; Cláudio Junqueira no 
baixo; Filipe Murbak, na bateria; Sotel Lima, nos teclados e João Fábio Freitas no backing vocal. 

Neste "revival" produzido especialmente para encerrar o especial "Noites da Motown" no Sesc Rio Preto, artistas como The Supremes, Martha & The Vandellas, The Jackson 
Five e Marvin Gaye são revisitados e remodelados musicalmente pelos timbres fortes e peculiares das duas cantoras.

Noites da Motown
A programação especial "Noites da Motown", pretende retomar a vibração criativa dos anos 60 e 70, em shows dançantes e celebrativos à música negra.

Mais que uma gravadora, a americana Motown é detentora de um estilo que definiu os rumos da música na metade do século XX. Criado em Detroit, cidade industrial sem tradição musical, o selo triunfou também nas esferas sociais e políticas, deslocando a música negra dos guetos, em sua maioria feita por filhos de trabalhadores da linha automotiva, para o mainstream americano.

Divido em três shows, o especial foi inaugurado no dia 10 de janeiro, com o duo Bamboclat DJ´s, que apresentou remixes e mashups das canções mais dançantes dos artistas do catálogo da gravadora. Na semana seguinte, no dia 17, foi a vez da girl band londrinense Cluster Sisters, que encantou o público ao relembrar grupos vocais clássicos de Detroit. 

Confira fotos das apresentações na galeria de imagens.

Fotos relacionadas