Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O imaginário do esporte em Arte Naif

Obra
Obra "Entre Serras", de Suely Rezende.

Sete artistas naifs da região do Vale do Paraíba foram convidados pelo Sesc Taubaté para retratar os diversos cenários esportivos encontrados na região. O resultado deste trabalho é a exposição “A Prática Esportiva no Vale desenhada em Naif”, em que painéis com ampliações das obras ambientam os espaços da unidade

Trabalhar com o tema foi um desafio para todos os artistas, que buscaram dentro de seu imaginário e suas vivências o que a proposta remetia. As serras do Mar e da Mantiqueira, entre as quais a região de Taubaté está localizada, é uma referência recorrente nas obras.

A localização inclusive dá nome à obra “Entre Serras”, de Suely Rezende: “a primeira imagem que me veio foi a do paraglider, porém ao começar a pintar o fundo foram me surgindo mil possibilidades, cachoeira, caminhada, tirolesa, arvorismo, escalada, futebol, cavalgada, ciclismo...”.  A artista também vê no primitivismo uma sintonia com o tema abordado: “o esporte é algo dinâmico, e o quadro primitivista sempre tem que mostrar um movimento, ele não é um retrato, uma coisa parada”.

Descendo a serra do mar, Lea Rico e Rosana Simi retratam duas vertentes do Surf. Lea Rico, sempre prezando pela originalidade, buscou um esporte que ela ainda não tivesse retratado. “Eu pensei que precisava partir para algo novo, e me veio a imagem do surf”. E assim nasceu a tela “Pegando Onda”, onde a leveza dos tons azuis da água e a mata compõem um cenário imaginário. Para Rosana Simi a inspiração veio da sua convivência na cidade de Ubatuba desde a infância até os dias de hoje: “Ao pensar no tema eu já vi a praia de Itamanbuca, aquelas montanhas lindas, aquele mar azul e tudo mais que aquele cenário nos traz”.  Neste cenário, a artista retratou o surfe stand up, que tem conquistado muitos adeptos nas praias do litoral norte paulista. 

Em ano de copa do mundo, o futebol não poderia ficar de fora. O esporte é tema principal de três das obras criadas para a exposição. Além disso, 2014 também é o ano em que o Esporte Clube Taubaté completa cem anos de existência. Carlos Herglotz e Toninho Mendes fizeram suas homenagens ao clube taubateano. Na obra “Imaginário Paulista”, Carlos Herglotz relembrou a infância em que ia ao estádio assistir aos jogos e seus tios que jogaram pelo time: “eu trabalhei o personagem do jogador com referência às nossas figureiras e a visão da serra da Mantiqueira”. 

O apelido que o time de Taubaté recebeu quando perdeu o título de campeão da segunda divisão do campeonato paulista de 1954, por ter jogado com um atleta irregular, inspirou a obra de Toninho Mendes. Na ocasião, o time foi chamado de Burro da Central por uma importante revista esportiva da época e o apelido foi carinhosamente adotado por sua torcida. Nas palavras do pintor, a obra “Primeiro Centenário do Esporte Clube Taubaté", é “um quadro alegórico em que eu retrato o Burro da Central e o estádio Joaquim de Morais Filho”. Torcedor do Clube, o Toninho apropriou-se das cores azul e branco do escudo do time em sua tela. 

Na obra “Um Menino do Vale”, Maria Dalila representa um garoto jogando bola na várzea do arroz de Tremembé, cidade vizinha a Taubaté onde a artista se estabeleceu. O menino veste uma camiseta de chita, estampada com grãos de milho, arroz e café, produtos significativamente históricos da região do Vale do Paraíba.  A bola escolhida é a brazuca, modelo oficial criado para os jogos da copa do mundo de 2014, trazendo um ponto de atualidade: “O menino é um elemento humano de ligação entre o passado e o presente representado na bola”, explica Maria Dalila.

Já a artista Lenice retratou três planos na obra que ganhou o nome de “Sesc Verão”. Na tela, há elementos que caracterizam o Vale do Paraíba e que retratam o espaço e a programação do Sesc Taubaté: “no primeiro plano eu coloquei as casinhas, árvores, rio e montanhas que é o nosso Vale do Paraíba”, conta Lenice. No céu laranja voam um balão e uma asa delta. Da lona do circo – que também é uma referência ao espaço do Sesc Taubaté - descem as fitas da dança folclórica praticada na região que também ligam os atletas de diferentes modalidades.

A exposição permanece na unidade até o dia 28 de fevereiro. Na galeria você confere as obras que compõem a exposição: 

o que: exposição: A Prática Esportiva no Vale Desenhada em Naif
quando:

até 28/fevereiro

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000