Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Teatro Anchieta recebe recitais de piano de três jovens instrumentistas

Três jovens instrumentistas se apresentam de 8 a 10 de novembro de 2019, no Teatro Anchieta. As pianistas Simone Leitão, Karin Fernandes e Erika Ribeiro realizam recitais com músicas que vão das eruditas às mais contemporâneas, e composições de todo o mundo, inclusive do Brasil. Conheça a seguir um pouco mais sobre as pianistas. 

Simone Leitão

América, Europa, Ásia. Simone é uma das mais atuantes pianistas brasileira no mundo, com uma carreira ativa, uma formação sólida e diversa e performance intensa. Com uma ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, ela vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior com o projeto Brasil Classical Series. Seu trabalho vai além da orquestra e dos recitais, organizando, desde 2012, programas culturais e sociais que popularizam e democratizam a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. Lançou também, em 2017, seu segundo CD, gravado em Oslo, Noruega, pelo selo americano MSR Classics, com obras de Bach.



Foto: Júnior Amaro

Simone abre as programações do fim de semana e traz a democratização da música erudita com seu recital, no dia 8 de novembro.

Karin Fernandes

Pianista premiada em 21 concursos de piano, foi a primeira colocada em 1999 do X Prêmio Eldorado de Música e recebeu o Prêmio Concerto como melhor CD de 2015 com "Cria". Karin já se apresentou na Argentina, no Paraguai, em Portugal, na Inglaterra, na França e por todo o Brasil. Sua carreira é dedicada aos estudos de repertórios modernos e contemporâneos, com compositores brasileiros, Silvio Ferraz, Tatiana Catanzaro, Sergio Kafejian, Edson Zampronha, Leonardo Martinelli, Edmundo Villani Côrtes e Arrigo Barnabé. Possui 12 álbuns gravados como artista principal e várias participações em outros trabalhos, como o Trio Puelli, formado em 2009, que se dedicada à música dos séculos XX e XXI.


A pianista especializou-se no repertório brasileiro e contemporâneo e demonstra algumas das novas técnicas desenvolvidas para o piano no segundo dia de recitais.


Erika Ribeiro

Elegante em suas interpretações, a pianista é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração com sua grande versatilidade em uma carreira como solista, recitalista e camerista. Vencedora de 10 concursos nacionais de piano - entre eles o III Concurso Nelson Freire, e premiada em mais de 20, Erika tem se apresentado nas principais salas de concerto do país, como na Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Pedro II, ao lado de grandes orquestras e grupos nacionais e internacionais. Realiza com frequência parcerias ao lado de destacados maestros e músicos, como Emmanuele Baldini, Quinteto Villa-Lobos, Tatiana Parra e Francesca Anderegg, com quem gravou o disco “Images of Brazil”. Desde os 4 anos, com sua mãe, Erika estuda música e hoje, além da carreira musical, leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde em 2014 assumiu a cátedra de Piano, Música de Câmara e Recital.




Foto: Daniel Ebendinger

 

Erika, que se apresenta no último dia, executa peças do repertório da grande pianista brasileira Guiomar Novaes (1894-1979), além de clássicos como a Kinderszenen de Schumann, a Barcarolle op. 60 de Chopin, e outras peças de Beethoven a Villa-Lobos.

Programação

8 e 9/11, sexta e sábado, às 21h, e 10/11, às 18h.

>> Compre os ingressos aqui <<