Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seminário Internacional Turismo e Direitos num Mapa de Contradições

Um simples olhar para o lado nos revela outra perspectiva sobre uma mesma realidade. Assim, o turismo pode ser pensado e debatido para além dos dualismos ou consensos, como foi no dias 12 e 13 de junho, no “Seminário Internacional Turismo e Direitos num Mapa de Contradições”.

O evento investigou as relações entre turismo e direitos humanos, partindo da percepção, já reconhecida mundialmente, de que se trata de um panorama com desequilíbrios em suas diversas potencialidades e respectivos impactos nos âmbitos culturais, sociais, ambientais e econômicos.

Entre outros assuntos abordados no encontro, foi discutido o significado de desenvolvimento, uma vez que, frequentemente, a atividade turística é defendida como proposta de prosperidade para os municípios; sobre as políticas de inclusão ou exclusão dos públicos no turismo; sobre os conflitos causados pelo exercício do turismo com relação ao direito dos moradores a suas cidades; sobre os processos que acentuam diversas vulnerabilidades sociais a partir da atividade turística.

Para refletir sobre esses temas o seminário recebeu estudiosos do Chile, Argentina, Espanha, Austrália, Canadá, México e do Brasil.

Ao final deste ano comemorativo dos 70 anos das ações em Turismo Social do Sesc em São Paulo, relembramos e disponibilizamos aqui, na integra, as reflexões realizadas em torno da atividade turistica mundial nos dois dias do seminário.
 

Abertura do "Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições"

Neste vídeo assistimos a abertura do "Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições" que aconteceu no Sesc 24 de Maio, propondo uma reflexão sobre a democratização do acesso e os impactos das práticas turísticas.

 

Turismo e direitos num mapa de contradições

O turismo pode ser produzido, comunicado e consumido de vários modos, resultando diferentes formas de relacionamento entre a atividade turística e os direitos, a assimetria de oportunidades, o colapso ecológico e a onipresença das tecnologias. Como esses jogos de força se desenvolvem na atualidade?

Mediador: Sérgio Rodriguez | Palestrantes: Jessé Souza e Freya Desbiolles

 

Turismo e territórios: quem diz o que é desenvolvimento?

Essa mesa debateu os significados de desenvolvimento que estão implícitos nas argumentações dos diversos atores envolvidos na atividade turística. Como cada um desses discursos ajuda a construir diferentes realidades?

Mediador: Aguinaldo Cesar Fratucci | Palestrantes: Rodrigo Fernández Miranda e Thiago Sebastiano de Melo

 

Turismo pra quem?

Independentemente do debate sobre turismo ser ou não um direito, observam-se demandas dos indivíduos por participação nos movimentos turísticos em um cenário de exclusão. Frente às restritas opções economicamente acessíveis e ao limitado alcance de políticas e ações institucionalizadas, quais as práticas existentes?

Mediador: Marcelo Vilela de Almeida | Palestrantes : Adjane de Araújo Machado e Erica Schenkel

Trabalhos premiados: Lucas Monteiro, Jean Viana e Claudia Moraes

 

“Não sou turista , eu moro aqui” — dilemas do direito à cidade

O afluxo excessivo de turistas a certas localidades tem colocado em risco o cotidiano das populações. À medida que se intensificam processos como o de gentrificação, quais reações e alternativas os agentes locais manifestam para lidar com esses impactos? Quais contextos propiciam o surgimento de expressões como “turismofobia”? Quais são os interesses em jogo?

Mediador: Thiago Allis | Palestrantes: Ana Fani Alessandri Carlos, Cláudia Leitão e Alejandro Mantecón

 

Repensando as práticas no turismo

Mesa dedicada às apresentações de projetos que proponham novas práticas para problemas urgentes que envolvem a atividade turística, como os conflitos e os desrespeitos de direitos, as vulnerabilidades sociais intensificadas pela atividade e outros dilemas.

Mediador: Alberto D’Aurea  | Palestrantes: Carlos Humberto, Mark Watson e Renato Cymbalista

 

As facetas turísticas da vulnerabilidade

Quando se aborda a relação entre turismo e direitos, cabe debater as condições daqueles que historicamente encontram-se em posição de vulnerabilidade e que não raro encontram, em face da atividade turística, um recrudescimento da opressão que enfrentam. Como as assimetrias presentes no turismo se relacionam com o quadro geral de desigualdades sociais? Quais mecanismos as constroem? Quais as responsabilidades de cada agente do turismo nesse panorama?

Mediador: Helio Hintze | Palestrantes: Daniela Moreno Alarcón, Ernest Cañada e Vanda Aparecida da Silva

Trabalho premiado: Angela Teberga

 

Imagens e sentidos do Turismo

Discutir a relação entre turismo e direitos implica abordar aspectos ligados ao imaginário dessa prática. Ser turista é mais do que desempenhar um dos possíveis papeis do indivíduo na atualidade: parece ter se tornado um imperativo contemporâneo. Como se deu a construção desse papel por instâncias que atuam no domínio do simbólico, como o cinema, a fotografia e a publicidade? Quais estratégias foram utilizadas por essas mediações para positivar a atividade turística e quais as possibilidades de decodificação e desconstrução de tais discursos?

Mediador: Dênio Azevedo | Palestrantes: Careime Assmann, Michael Hughes e Susana Gastal | Trabalho premiado: Rita de Cássia Viebrants e Tassiele Cassuriaga


Para saber mais sobre o que aconteceu no seminário, acesse http://sescsp.org.br/turismoedireitos.