Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um salve à música negra

Festival Batuque — Conexão África-Brasil, assim foi nomeada a 1ª edição do festival, lá em 2010. O nome foi dado por sua referência à palavra Batuque, que vem de batukajé, um termo bantu usado para nomear cerimônias ancestrais africanas. É através da batida dos tambores – hoje representada pelos beats e batidas do toca discos - que resgatamos nossas raízes. Essa é uma das propostas do Festival Batuque, que chega à sua 9ª edição em 2018 com foco no hip-hop em suas mais variadas facetas, expressões e tendências.

Os shows acontecem nos dias 15 e 16 de dezembro, sábado e domingo, e trazem como destaque diferentes nomes do rap nacional e internacional. No sábado, a apresentação do evento fica por conta do MC Sombra (SNJ), acompanhado pelo DJ e produtor musical DvBz. Já no domingo, Barbara Bivolt conduz a cerimônia, junto com o Dj Mako.

Além dessas curiosidades, separamos outras para você ficar por dentro de cada apresentação.
 

SLICK RICK

Nesta 9ª edição teremos a atração internacional do rapper Slick Rick, também conhecido como The Ruler, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. Sua façanha mais recente é a faixa Cop Shot The Kid, produção de KanYe West para o novo álbum do rapper. Com quatro discos lançados e nomeações ao Grammy, Slick Rick chega para o Batuque com repertório de peso, cantando rimas de clássicos como Children’s Story, Lo Di Do Di (regravada por Snoop Dogg) e The Show, entre outros.

 

KAROL CONKÁ

Karol Conká chega “tombando“ mais uma vez no Batuque, mas dessa vez apresentando seu recente trabalho “Ambulante“, obra que conta com produção assinada pelo conterrâneo Boss In Drama, a artista segue costurando rimas fortes discutindo sobre racismo, criminalidade, apropriação cultural, empoderamento feminino e suas próprias conquistas.

 

MANO BROWN

Um dos principais nomes do Rap brasileiro, Brown apresenta um trabalho diferente dos seus shows individuais ao lado do músico Lino Krizz.  Agora, o rapper faz show mesclando várias gerações. Uma mistura dos novos trabalhos, e os maiores hinos dos Racionais MC’s – será um setlist supremo do rap.

 

BACO, EXU DO BLUES

Baco, Exu Do Blues, chega apresentando seu recém-lançado disco, Bluesman. Nesse novo trabalho, Baco consegue fazer um mix de rimas afiadas com beats agressivos e contemporâneos, que exploram essência conceitual do blues – responsável pela criação de diversos gêneros musicais posteriores. Bluesman: guardem esse nome, você terá que atualizar sua playlist depois desse show.

EDI ROCK 

Clássico, nostálgico ou raiz. Chamem como quiser, mas Edi Rock, integrante dos Racionais MCs, é um verdadeiro monólito do rap nacional. Além de sucessos do grupo eternizados na sua voz, Edi Rock apresenta rimasde seu trabalho solo como Sonhos em Construçã, em parceria com Simone Brown (filha do Mano Brown), e That's My Way, com Seu Jorge.


EDGAR

Artista de Guarulhos, Edgar apresenta seu primeiro álbum, Ultrassom, gravado com participação da cantora Céu. O MC é famoso por sua lírica lisérgica e original, além de uma faceta performática espontânea. Em 2018, Edgar participou do álbum Deus é Mulher, de Elza Soares, na faixa Exu das escolas.

 

DRIK BARBOSA

Drik Barbosa, conhecida do público como integrante do grupo Rimas & Melodias, apresenta seu primeiro disco individual, o ep Espelho, que conta com as participações de Stefanie MC e Rincón Sapiência. Nas faixas, Drik expõe sentimentos e pensamentos otimistas em rimas autobiográficas, além de ir direto ao ponto em temas urgentes de discussão.
 

ELO DA CORRENTE & MATÉRIA PRIMA

Elo da Corrente & Matéria Prima são nomes sólidos no undergorund do rap nacional. Ambos lançaram discos inéditos em 2018: Rosa de Jericó, quarto álbum do trio paulistano; e Bem Boom Bap, o novo projeto do MC mineiro. Imagina essa mistura no palco do Batuque 2018!


PAU DE DÁ EM DOIDO

O ABC paulista está bem representado com o selo do coletivo Pau de De Dá em Doido, que completa duas décadas de existência fonográfica. Para celebrar, Dj Nato PK e Enézimo prepararam um show especial, com convidados que fizeram parte da história do coletivo.