Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arquitetura, arte e história de SP: venha fazer uma visita guiada no Sesc 24 de Maio

Foto: Renata Barros
Foto: Renata Barros

Um gigante de paredes envidraçadas e concepções modernistas chama a atenção de quem passa no centro da maior metrópole do país: é o Sesc 24 de Maio. Projetado por Paulo Mendes da Rocha, o prédio permite que o público tenha uma vista panorâmica da cidade e descubra temas e artistas que moldaram ideias de arte e urbanismo em São Paulo.

A praça do térreo, por exemplo, se alinha à proposta das galerias paulistanas construídas na década de 60, como a Presidente e a do Rock, ao ligar ruas transversais por duas entradas. No entanto, o projeto vai muito além disso.

Para levar ao público o conceito da unidade, são oferecidas visitas guiadas para pessoas interessadas pelo assunto às quintas e sábados, às 16h. Além disso, toda quarta-feira, das 9h às 20h30, o público pode ir ao mirante, no andar da piscina. Para participar, basta retirar o ingresso 30 minutos antes na triagem da central de atendimento e aguardar o atendente ao lado do balcão de informações do térreo. A iniciativa dura aproximadamente uma hora e comporta, no máximo, 20 pessoas por visitação.

Por que ir?

Os imprevistos na construção e a criatividade de Mendes da Rocha e sua equipe para superarem os obstáculos da obra demonstram a inspiração e a importância de se discutir a inserção do Sesc 24 de Maio no cenário urbano.

O local era uma loja de departamentos, a Mesbla, pouco propício para comportar um centro cultural de espaços grandes, abertos e arejados. Entretanto, a caixa d’água central no térreo e um prédio de serviço, vizinho ao principal, foram umas das ideias para repensar o lugar e levar espacialidade e bem-estar ao público. O vídeo abaixo mostra, de forma rápida, andar por andar da arquitetura pensada:


O conceito da unidade apresenta pontos únicos. A piscina na cobertura, por exemplo, foi uma insistência de Paulo Mendes da Rocha para que ela estivesse sob o sol. Além disso, a circulação pelas rampas – que representam o prolongamento da calçada –, o prédio anexo para serviços e a ligação direta entre a rua e o teatro são características que tornam a arquitetura do Sesc 24 de Maio permeável ao centro.

A região conta, hoje, com mais de 300 atrativos culturais, tais como monumentos, cinemas e museus. Há indícios de várias épocas da cidade encontrados em detalhes arquitetônicos das construções que, no intuito de representarem os símbolos da modernidade, foram instalados aos moldes das cidades europeias. Nesse sentido, a unidade surge como uma proposta de interação com o que há ao redor

Um destaque da visita guiada é a visão panorâmica do mirante no andar da piscina, onde é possível ter uma vista privilegiada do edifício Martinelli e do Farol Santander. Do outro lado, dá para ver o Copan, edifício Itália e o topo das árvores da praça da República. 

--

Sesc ao pé do ouvido

Ouça a playlist Batidas da Cidade Cinza, com uma seleção de músicas dedicadas aos insones da megalópole.