Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Saúde em todos os sentidos

Barulho demais, sabores de menos, imagens embaralhadas, espirros por conta de um cheiro diferente, arrepios. Todos são pontos de alerta para o bem-estar e são enviados ao nosso cérebro graças aos cinco sentidos da percepção. Visão, audição, olfato, tato e paladar são ferramentas que usamos de modo automático. Parar para dar atenção a elas pode gerar descobertas incríveis e prazerosas!

Explore abaixo curiosidades e participe das atividades do Inspira - Ações para uma vida saudável que se relacionam com cada um dos cinco sentidos:


PALADAR

- Por meio das papilas gustativas é possível distinguir entre os cinco sabores: salgado, doce, amargo, azedo e umami.
- Reconhecido cientificamente no ano 2000, umami - uma palavra em japonês que significa “gostoso” - é um sabor contido em alimentos como algas, carnes, queijos e cogumelos. Teria, segundo alguns estudos, a função de nos ajudar na sensação de saciedade.
- Todo o paladar é, biologicamente falando, pura defesa e sobrevivência. Se algo é muito amargo, pode ser venenoso. O azedo indica alimentos estragados. O doce é atrativo por dar energia para a sobrevivência e o salgado repõe o equilíbrio de sais perdidos no suor.
- A explicação para as crianças preferirem os doces também está aí: elas têm mais papilas gustativas que os adultos, sentem mais o amargor que eles e isso garantiria que elas não comessem alimentos impróprios.
- No mundo moderno, a dica de confiar no que informa a sua língua (e não só na data de validade) é ótima para a sua saúde. Como também é ótimo e fundamental usar toda a possibilidade de sabores para ter prazer.

> Cozinha Afetiva, no Sesc Campo Limpo 
> Alimentação Funcional, no Sesc Bom Retiro 
> Explorando nossos Cinco sentidos, no Sesc Parque D. Pedro II

 

OLFATO

- São 30 mil cheiros diferentes que o olfato pode perceber
- É esse o primeiro sentido que o bebê desenvolve, para reconhecer a mãe simplesmente por respirar perto dela.
- Está intimamente ligado ao paladar. As moléculas de aromas liberadas pelos alimentos nos fazem salivar e ajudam na composição de seu sabor.
- O nariz é outra ótima ferramenta para saber se um alimento está bom para o consumo ou não, pode confiar nele.
- E existe até quem explique a intolerância ao coentro como uma questão genética e olfativa: quem não gosta do tempero sente um aroma desagradável. Já que quem gosta, não consegue sentir. De nariz tampado, muitos “intolerantes” comeram coentro sem reclamar.

Aromaterapia, no Sesc Itaquera 
> Fitoterapia e Plantas Medicinais, no Sesc São José dos Campos

TATO

- A pele é o maior órgão do corpo humano e, por meio de suas terminações nervosas sentimos estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
- Como os outros sentidos, o tato também não se desliga nem quando dormimos, mas é mais fácil que ele influencie nossos sonhos: um borrifo de água enquanto estamos dormindo pode nos conduzir a um sonho molhado: no mar, em uma piscina ou na chuva. Uma posição que incomode ou cause dor pode gerar pesadelos.
- E o tato também ajuda o paladar: é por meio dele que sentimos, por exemplo, a picância das pimentas.

Yoga na Praia de Itaguaré, Sesc Bertioga
Oficina de Massagem para Casais grávidos, no Sesc Pinheiros 
> Escalda pés, no Sesc Itaquera 


AUDIÇÃO

- Por volta do terceiro mês de gestação, o bebê já consegue ouvir.
- As perdas auditivas atingem cerca de 70% da população com mais de 65 anos no mundo.
- Barulhos muito altos ou constantes são tão perturbadores que são usados inclusive como forma de tortura, já que o cérebro não consegue desligar voluntariamente a capacidade de ouvir (para não sentir cheiros podemos respirar pela boca, fechar os olhos para não ver, não comer para bloquear o paladar, mas sem auxílio de equipamentos como tampões continuamos a ouvir).
- Já o sons organizados em melodias e músicas podem relaxar, excitar o corpo para dançar e são usados por diversas culturas como indicativo de pertencimento.
- O psicólogo Steven Pinker diz no seu livro Como a Mente Funciona que a música é como uma guloseima auditiva e uma maneira de se comunicar emocionalmente com quem a ouve.

Meditacao com Tambores, no Sesc Pompeia
> Musicoterapia, no Sesc Presidente Prudente 
> Jornada Sonora, no Sesc Santo André 
> So Ham, no Sesc Bertioga
> Yoga no Parque com Música Indiana, do Sesc Carmo
> Meditação com Tambores Flow, no Sesc Santo André 
> Meditação com Flauta Japonesa, no Sesc Registro
> Bandokê, no Sesc Campo Limpo 
> Mais música e alegria Roda de tambores, no Sesc Araraquara


VISÃO

- Como o bebê não usa muito a visão dentro do útero, logo que ele nasce tudo que ele enxerga são borrões.
- Isso vai evoluindo até que, por volta de 7 anos, a visão fica completamente desenvolvida.
- O declínio começa na casa dos 40 anos, quando a presbiopia torna difícil enxergar objetos muito próximos.
- Nesse meio tempo, as mais de 100 milhões de células nervosas da retina compõem imagens que formam, literalmente, nossa visão de mundo. Tanto que um neurocientista australiano levantou a hipótese de que vários pintores do impressionismo, como Claude Monet e August Renoir seriam míopes, o que explicaria as imagens sem foco e com cores mais fortes, exatamente como quem tem miopia enxerga.

> Figuras Coreográficas no Sesc Pompeia
> Entre Cores, no Sesc Carmo 
> Coletividade, no Sesc São Caetano 
> Cromoterapia, no Sesc Itaquera
> Minha Cara, Meu Sorriso, no Sesc Presidente Prudente

 

>>> A programação completa e mais inspirações você encontra em sescsp.org.br/inspira

>>>> Música para inspirar:

No Spotify

 

No Deezer